AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57

Palavras-chave:

Avaliação, Acreditação, Internacionalização da educação superior

Resumo

A garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principais
políticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezes
associada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação de
nível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedade
que esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de sua
qualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementos
referentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos de
promoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Para
tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidade
e pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, serem
apresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluise
que a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteiras
e às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Gabriella de Camargo Hizume, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

HIZUME, G. de C. AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 43–57, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170. Acesso em: 5 nov. 2024.