AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88

Palavras-chave:

Autoavaliação, Reflexão, Formação de professores, Educação superior, Escola

Resumo

Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão
que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza
ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da
formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos
desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis
à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza
qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram
que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas
que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas
profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para
o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada
dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e
também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS) – Campus Erechim/RS.

Aline Paula Pochmann Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutor em Docência Universitária pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Referências

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 171-189.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2010.

CARAMELO, João; TERRASÊCA, Manuela; KRUPPA, Sônia Maria Portella. A autoavaliação pode fazer diferença na qualidade da educação: conversando com John MacBeath. Educação e Pesquisa, n. 41, p. 1601-1615, dez. 2015. Disponível em: https:// dx.doi.org/10.1590/S1517-970220154100002. Acesso em: jan. 2019.

CARVALHO, Esmeralda Maria Rodrigues de. Autoavaliação e desenvolvimento profissional docente: estudo exploratório. 2011. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2011.

CONDEMARÍN, Mabel; MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar competências em linguagem e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DAY, Christopher. Avaliação do desenvolvimento profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto, PT: Porto Editora, 1993. p. 102-108.

DEWEY, John. Como pensamos. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

FÁVERO, Altair Alberto; CASTELLI, Maria Dinorá Baccin; MARQUES, Marta. Autoavaliação e o desenvolvimento profissional do docente universitário. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos (org.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 171-186.

FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. A avaliação da aprendizagem na educação superior: princípios e fundamentos. In: TAUCHEN, Gionara; FÁVERO, Altair Alberto (org.). Avaliação do ensino superior: perspectivas de ensino e de aprendizagem. vol. 4. Curitiba: CRV, 2018. p. 35-47.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ROMAN, Marisa Fátima. A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação. Educação, Santa Maria, RS, v. 38, n. 2, p. 277-288, 2013.

GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto Editora, 1999.

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 63-93.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007.

MACBEATH, John. et al. A história de Serena: viajando rumo a uma escola melhor. Porto: ASA, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC); INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Referenciais para o exame nacional de ingresso na carreira docente: documento para consulta pública. Brasília, DF, 2010.

PIMENTA, Selma G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

ROMBALDI, Rosiane de Magalhães; CANFIELD, Marta de Salles. A formação profissional em educação física e o ensino da avaliação. Kinesis, Santa Maria, RS, n. 21, p. 31-36, 1999.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Ivone Maria Mendes; ZANIN, Nauíra Zanardo. Espaços e tempos vividos na escola: implicações para os processos de subjetivação e ensino-aprendizagem na perspectiva de jovens estudantes e seus professores. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 2, p. 121-143, dez. 2017.

SPARKS, Dennis; LOUCKS-HORSLEY, Susan. Models of staff development. In: HOUSTON, W. R. (ed.). Handbook of research on teacher education. New York: Mcmillan, 1990. p. 234-251.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

TERRASÊCA, Manuela. Autoavaliação, avaliação externa... Afinal para que serve a avaliação das escolas? Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 36, n. 99, p. 155-174, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200155&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 maio 2019.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina Maria (org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-21.

VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 36, n. 99, p. 239-254, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: maio 2019.

ZEICHNER, Kenneth M. Formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2008.

Publicado

2019-08-31

Como Citar

MENDES SILVA, I. M.; POCHMANN BORDIN, A. P.; FÁVERO, A. A. AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 70–88, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169. Acesso em: 21 nov. 2024.