AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88

Palavras-chave:

Autoavaliação, Reflexão, Formação de professores, Educação superior, Escola

Resumo

Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão
que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza
ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da
formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos
desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis
à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza
qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram
que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas
que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas
profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para
o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada
dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e
também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.

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Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS) – Campus Erechim/RS.

Aline Paula Pochmann Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutor em Docência Universitária pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor titular da Universidade de Passo Fundo (UPF)

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

MENDES SILVA, I. M.; POCHMANN BORDIN, A. P.; FÁVERO, A. A. AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 70–88, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169. Acesso em: 29 mar. 2024.