AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88Palavras-chave:
Autoavaliação, Reflexão, Formação de professores, Educação superior, EscolaResumo
Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão
que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza
ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da
formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos
desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis
à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza
qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram
que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas
que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas
profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para
o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada
dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e
também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.
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Atualizado em 15/07/2017