O SIGNIFICADO DO CURRICULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR:ASPECTOS TEORICOS, LEGAIS, ESTRUTURAIS E METODOLÓGICOS

Autores

  • Ivanê Dantas Coimbra Faculdades Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%25p

Resumo

Ao pretendermos discutir este tema, devemos ressaltar, em primeiro lugar, o carater limitado da nossa análise, considerando a dimensão abrangente na qual pode circunscrever-se o significado de curriculo, por força da natureza multifacetada e complexa dos aspectos que lhe são inerentes.

A utilização do termo "educador", ao invés de professor, apresentada no título deste trabalho, tem a intenção proposital de relacionar o sentido próprio desse termo(educador) ao significado que deve ser atribuido ao curriculo, ao processo de formação do pedagogo.Em outras palavras, o trabalho pretende abordar alguns elementos técnicos acerca da configuração assumida pelo curriculo, através de seus componentes político-filosoficos, legais, estruturais e metodológicos, e de suas implicações no perfil do educador que se pretende formar.

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Biografia do Autor

Ivanê Dantas Coimbra, Faculdades Jorge Amado

Possui graduação em Letra Com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1967) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1976). Atualmente é professor titular    aposentado da Universidade do Estado da Bahia,  tendo atuado como docente da disciplina Metodologia do Trabalho Científico nas Faculdades Integradas da Bahia, no ano de 2004, e presentemente é professor das Faculdades Jorge Amado,  em  disciplinas das áreas de   políticas  educacionais, currículo, educação inclusiva e filosofia da educação.

Como Citar

COIMBRA, I. D. O SIGNIFICADO DO CURRICULO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR:ASPECTOS TEORICOS, LEGAIS, ESTRUTURAIS E METODOLÓGICOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/626. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos