Educação e dever de memória: as possibilidades de emancipação na sociedade de mercado

Autores

  • Pedro Savi Neto Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p111-124

Palavras-chave:

Emancipação, Dever de memória, Theodor W, Adorno

Resumo

O presente artigo, fundamentado em uma pesquisa teórica, tem como objetivo
analisar algumas consequências do direcionamento cada vez mais explícito e
intenso da educação para o atendimento de interesses econômicos, a partir
do ferramental teórico da Teoria Crítica da Sociedade, em especial do Novo
Imperativo Categórico de Theodor W. Adorno. Partindo desse relacionamento
cada vez mais íntimo, pretende-se pensar as possibilidades de emancipação do
sujeito pela educação no interior de um mundo administrado por interesses
econômicos. Em contraposição a isso, será tensionada a tarefa fundamental da
educação com o dever de memória, tal qual tematizado por Reyes Mate.

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Biografia do Autor

Pedro Savi Neto, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bolsista PNPD/Capes.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SAVI NETO, P. Educação e dever de memória: as possibilidades de emancipação na sociedade de mercado. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 54, p. 111–124, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p111-124. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6184. Acesso em: 21 dez. 2024.