CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: dinâmicas e contextos

Autores

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236

Palavras-chave:

Cultura, Alunos, Ensino médio, Escola

Resumo

Este artigo empreende uma releitura de publicações consideradas relevantes no debate sobre a relação entre as culturas juvenis e as culturas escolares, com o objetivo de teorizar acerca das formas assumidas pela cultura dos alunos no interior dessa relação no Ensino Médio. A cultura dos alunos constitui um fio condutor importante para a compreensão da escola na vida da juventude numa sociedade em que a escolarização está no centro do processo de desigualdade de acesso a bens físicos e simbólicos. Assim, as questões que este trabalho procurou responder são as seguintes: O que é cultura dos alunos? Como ela se manifesta na escola de Ensino Médio em diferentes contextos sociais?

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Biografia do Autor

Ruth Bernardes de Sant’Ana, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutora pelo Instituto de
Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, Portugal. Estágio Sênior em Educação na Universidade de Lorraine,
Nancy, França. Professora aposentada de Psicologia Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

SANT’ANA, R. B. de. CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: dinâmicas e contextos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 220–236, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5671. Acesso em: 13 jun. 2024.