Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação popular, Cultura popular, Movimentos de educação e cultura popular, SujeitosResumo
A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.
Downloads
Referências
BARCELLOS, Jalusa. CPC da UNE: uma história de paixão e consciência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002a.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002b.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 138, p. 715-746, set./dez. 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura popular. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 103-107.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ASSUMPÇÃO, Raiane. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Cultura do povo e autoritarismo das elites (texto-base). In: VALLE, Edênio; QUEIROZ, José J. (org.). A cultura do povo. 4. ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais, 1988. p. 119-134.
CORTEZ, Margarida J. Memórias da Campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”: reflexões sobre a prática pedagógica de ontem e de hoje. Natal: Editora da UFRN, 2005.
ESTEBAN, Maria T.; TAVARES, Maria T. G. Educação popular e a escola pública: antigas questões e novos horizontes. In: STREEECK, D. R.; ESTEBAM, M. T. (org.). Educação Popular, lugar de construção coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 293-307.
FÁVERO, Osmar (org.). Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 05-11.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Paulo Freire. In: SILVESTRE, Edney. Contestadores: entrevistas notáveis. São Paulo: Francis, 2003.
GÓES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler, 1961-1964: uma escola democrática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A., 1965.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e deslumbre – 1960/1970. São Paulo: Brasiliense, 1980.
IANNI, Octavio. Cultura do povo e autoritarismo das elites (texto-comentário). In: VALLE, Edênio; QUEIRÓZ, José J. (org.). A cultura do povo. 4. ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais, 1988. p. 134-140.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
MACEDO, Carmen Cinira. Algumas observações sobre a questão da cultura do povo. In: VALLE, Edênio; QUEIRÓZ, José J. (org.). A cultura do povo. 4. ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais, 1988. p. 34-39.
MOVIMENTO da Cultura Popular: Memorial MCP 26 anos. Recife: Movimento de Cultura Popular/Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1986.
OSOWSKI, Cecília Irene. Cultura. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2003.
PINHO, Clarice Wilken. Educação e cultura popular nas propostas escolares de EJA - Educação de Jovens e Adultos: um estudo em duas escolas de Belo Horizonte. 2016. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2016.
ROSAS, Paulo. O Movimento de Cultura Popular – MCP. In: Movimento da Cultura Popular: Memorial MCP 26 anos. Recife: Movimento de Cultura Popular/Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1986. p. 19-36.
SOARES, Leôncio J. G. O I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. In: SOARES, Leôncio J.G.; FÁVERO, Osmar (org.). I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2009. p. 15-30.
SOUSA, Antônio Cícero. Posfácio. In: BRANDÃO, Carlos R.; BEZERRA, Aída (org.). A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. p. 197-198.
STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação Popular, lugar de construção coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
WANDERLEY, Luiz E. W. Educar para transformar: educação popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.
WEFFORT, Francisco C. Nordestinos em São Paulo: notas para um estudo sobre cultura nacional e cultura popular. In: VALLE, Edênio; QUEIRÓZ, José J. (org.). A cultura do povo. 4. ed. São Paulo: Cortez/Instituto de Estudos Especiais, 1988. p. 13-23.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017