FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Maria Nilceia de Andrade Vieira Faculdade Estácio de Vila Velha
  • Karina Fátima Giesen Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84

Palavras-chave:

Formação inicial, Docência, Educação infantil

Resumo

Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados.Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.

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Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora vinculada ao Departamento de Linguagens,
Cultura e Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Faculdade Estácio de Vila Velha

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória. Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha

Karina Fátima Giesen, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

CÔCO, V.; VIEIRA, M. N. de A.; GIESEN, K. F. FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICADORES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 69–84, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4967. Acesso em: 22 dez. 2024.