Massive open online courses (moocs) no ensino do empreendedorismo

Autores

  • Célia Regina Dias Von Linsingen Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
  • Cléia Denise Santos Ciscato Universidade Positivo
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p273-288

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Empreendedorismo, Educação a distância, Massive Open Online Course (MOOC), E-learning

Resumo

Este estudo analisa a oferta de cursos na área da educação, no que se refere ao ensino de empreendedorismo com o uso de uma ferramenta de cursos massivos online gratuitos,denominados MOOCs. O objetivo foi verificar como essa prática pedagógica de ensino a distância vem ganhando adeptos em todo o mundo, e mais precisamente no ensino de técnicas e formação associadas ao empreendedorismo. Foi realizado um estudo
bibliométrico na principal plataforma agregadora de provedores de MOOC, comparando sua oferta com os demais temas, e também se verificou a plataforma brasileira provedora de MOOCs e sua relação com o tema. Os achados mostraram que o empreendedorismo é um tema muito relevante e crescente nos cursos MOOC, notadamente na principal provedora mundial, COURSERA. Os MOOCs partem do princípio de que o conhecimento deve ser compartilhado livremente para aqueles que queiram aprender, sem a imposição de restrições geográficas, econômicas e demográficas. A referência brasileira, a plataforma e-learning VEDUCA, é uma plataforma recente, muito menor que as demais existentes em países da Europa e nos Estados Unidos, porém com parcerias internacionais e nacionais no desenvolvimento de seus projetos de ensino a distância.

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Biografia do Autor

Célia Regina Dias Von Linsingen, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC-PR). Membro do grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Superior (PPGE/PUC-PR).

Cléia Denise Santos Ciscato, Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Universidade Positivo.
Membro do grupo de pesquisa Prática Pedagógica na Educação Superior (PPGE/PUC-PR).

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pontifícia Universidade Católica do Paraná
(PUC-PR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUC-PR). Membro do grupo de pesquisa
Prática Pedagógica na Educação Superior (PPGE/PUC-PR).

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

VON LINSINGEN, C. R. D.; CISCATO, C. D. S.; VIEIRA, A. M. D. P. Massive open online courses (moocs) no ensino do empreendedorismo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 273–288, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p273-288. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4282. Acesso em: 22 dez. 2024.