Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016

Autores

  • Osni Oliveira Noberto Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV).
  • Theresinha Guimarães Miranda Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239

Palavras-chave:

Trabalho docente, Atendimento educacional especializado, Revisão

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias  assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodoló-gicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV).

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências
Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IV). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB). Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutora pela Umea University, Suécia. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos sobre
Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pós-doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona. Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/UFBA).

Referências

ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues de. Prática pedagógica inclusiva: um estudo de caso em escola com atendimento educacional especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 340p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

ALMEIDA, Leiva Marcia Rodrigues de. Educação inclusiva: um olhar sobre a formação de professores para o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais de escolas públicas estaduais de Campos Belos–Goiás. 2014. 118p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014.

ALVES, Carla Barbosa. Atendimento educacional especializado na rede municipal de Uberlândia: implantação, organização e desenvolvimento. 2015. 173p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.

ALVES, Ligia Maria Acacio. Formação e práticas em salas de recursos multifuncionais de escolas estaduais referências em educação inclusiva. 2013. 153p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.

BARRETTA, Emanuele Moura. Políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva: avanços e impasses na implementação em escolas públicas do Município de Frederico Westphalen-RS. 2013. 120p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, 2013.

BATISTA, Geisa Cristina. Atendimento educacional especializado: trabalho e formação docente. 2013. 174p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann. O trabalho docente no atendimento educacional especializado pelas vozes de professoras especializadas. 2014. 182p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2014.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O atendimento educacional especializado pelas vozes das professoras. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 1, p. 88-99, 2016.

BORGES, Carline Santos. Atendimento educacional especializado e os processos de conhecimento na escola comum. 2014. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BUIATTI, Viviane Prado. Atendimento educacional especializado: dimensão política, formação docente e concepções dos profissionais. 2013. 324f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.

CALDAS, Wagner Kirmse. Tecnologia assistiva e computacional: contribuições para o atendimento educacional especializado e desafios na formação de professores. 2015. 214f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

CÂNDIDO, Flávia Ramos. Tecnologias assistivas e inclusão escolar: o uso do software GRID2 no atendimento educacional especializado a estudante com autismo em escola pública do Distrito Federal. 2015. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.

COSTA, Erika de Souza. A inclusão do alunado do atendimento educacional especializado no município do Rio de Janeiro. 2015. 94p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

COTONHOTO, Larissy Alves. Currículo e atendimento educacional especializado na educação infantil: possibilidades e desafios à inclusão escolar. 2014. 275p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

DORNELES, Marciele Vieira. Em cena: a constituição do professor do atendimento educacional especializado. 2013. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2013.

FELLINI, Dineia Ghizzo Neto. A política de educação inclusiva e o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino: um olhar sobre a região Nordeste. 2013. 173p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2013.

FETTBACK, Carin Schultze. Uma contribuição ao estudo das relações entre família, escola e atendimento educacional (AEE) no contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 204p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2013.

FONSECA, Janini Galvão. O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no ensino médio público do Distrito Federal. 2015. 126p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.

FUCK, Andreia Heiderscheidt. O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais na concepção dos professores da sala comum. 2014. 190p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2014.

LUNA, Christiane Freitas. Sala de recursos multifuncionais (SRM): uma política pública em ação no Sudoeste baiano. 2015. 223p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LYRA, Juliana Chueire. Atendimento educacional especializado de alunos com altas habilidades/superdotação na cidade de Londrina, Paraná: um estudo de caso. 2013. 143p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2013.

NASCIMENTO, Alice Pilon do. Dialogando com as salas de aula comuns e o atendimento educacional especializado: possibilidades, movimentos e tensões. 2013. 227p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

PALMA, Debora Teresa. Escolas do campo e atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional. 2016. 142p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2016.

PORTO, Patrícia Padilha. Caracterização do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional: um estudo do contexto paranaense. 2014. 139p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2014.

RABOCK, Daiana. Concepções das professoras do atendimento educacional especializado com foco em crianças dos centros de educação infantil. 2016. 97p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2016.

REIS, Claudinei Vieira dos. Tecnologia assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no Sudeste goiano. 2014. 131p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, 2014.

REVELANTE, Patricia. Políticas públicas inclusivas: implicações na formação de professores para o atendimento educacional especializado. 2013. 100p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, 2013.

RIBEIRO, Ruth Barbosa de Araújo. Conscientização e autonomia: desafios e possibilidades na formação continuada do professor de atendimento educacional especializado (AEE). 2015. 107p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

RIOS, Grasiela Maria Silva. Avaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado. 2013. 149p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2013.

ROCHA. Roselene Nunes. Política de inclusão escolar na ótica de professores de sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Florianópolis-SC. 2014. 114p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, 2014.

ROSA, Ana Paula Teixeira Minari da. O bem-estar no trabalho dos professores das salas de recursos multifuncionais – surdez. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2015.

SALOMÃO, Bianca Regina de Lima. O atendimento educacional especializado em uma sala de recursos de Brasília: a sistematização do atendimento e o uso do computador como apoio pedagógico - um estudo de caso. 2013. 152p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

SANTOS, Juliana Testoni dos. Professoras atuantes no atendimento educacional especializado e suas histórias de vida: um estudo sobre identidade docente. 2016. 114p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, 2016.

SILVA, Cleudia Maria Ferreira da. A tecnologia assistiva nas salas de atendimento educacional especializado – AEE no município de Teresina-PI. 2014. 117p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

SILVA, Marcia Rodrigues da. A formação dos professores de atendimento educacional especializado de Goiás. 2014. 208p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, 2014.

SILVA, Mara Cristina Fortuna da. O atendimento educacional especializado e o processo de escolarização dos alunos com deficiência. 2015. 157p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, 2015.

SILVA, Suzana Sirlene da. Salas de recursos multifuncionais: contexto de inclusão escolar para os alunos público-alvo da Educação Especial? 2015. 177p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2015.

SOUZA, Ivete Cristina de. Sala de recursos multifuncionais e sala comum: a deficiência intelectual em foco. 2013. 133p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2013.

TIBOLA, Carina Luisa Kurek. Políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: dos aspectos legais à implementação do atendimento educacional especializado – AEE. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, 2014.

VAZ, Kamille. O professor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa. 2013. 237p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

VIEGAS, Luciane Torezan. Educação especial no Rio Grande do Sul: uma análise da oferta e das políticas educacionais no período de 1988 a 2002. 2005. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

ZUQUI, Francielle Sesana. As salas de recursos multifuncionais/salas de recursos das escolas da rede municipal de educação do município de São Mateus: itinerários e diversos olhares. 2013. 231p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

Publicado

2017-12-22

Como Citar

SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 225–239, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280. Acesso em: 23 nov. 2024.