A convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental II e médio

Autores

  • Carmen Lúcia Dias Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Terezinha Ferreira da Silva Colombo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Alessandra de Morais Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p187-206

Palavras-chave:

Bullying, Diagnóstico, Convivência escolar, Ensinos Fundamental II e Médio

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as percepções de estudantes de uma escola particular de Educação Básica sobre o maltrato entre iguais, no que se refere à sua incidência e características, e oferecer dados prévios de diagnóstico para que possam ser planejados programas de intervenção voltados para a prevenção e erradicação do bullying no ambiente educativo. Participaram da pesquisa 508 estudantes, 309 do Ensino Fundamental II e 199 do Ensino Médio, os quais responderam a um questionário que avalia o tipo de bullying presente na comunidade educativa. Os resultados sinalizam que há indícios de situações de maus-tratos na escola pesquisada, sendo considerável o número daqueles que passam por esse tipo de situação seja como alvo, agente ou telespectador. Sobre a quem pedem ajuda quando se sentem vitimizados, observa-se que recorrem mais à família e aos colegas, vários não falam nada a ninguém e por último pedem ajuda aos professores, apesar de os indicarem como aqueles queprincipalmente deveriam fazer algo para solucionar esse problema. A escola precisa reconhecer a existência do fenômeno para que esteja consciente de seus prejuízos para a personalidade e desenvolvimento socioeducacional dos estudantes. Também é necessário instrumentalizar seus profissionais para observação, identificação, diagnóstico, intervenção e encaminhamentos assertivos.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação e Pós-Doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Docente do
Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Criativo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Alessandra de Morais, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

DIAS, C. L.; COLOMBO, T. F. da S.; MORAIS, A. de. A convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental II e médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 187–206, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p187-206. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4029. Acesso em: 26 dez. 2024.