A convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental II e médio

Autores

  • Carmen Lúcia Dias Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Terezinha Ferreira da Silva Colombo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Alessandra de Morais Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p187-206

Palavras-chave:

Bullying, Diagnóstico, Convivência escolar, Ensinos Fundamental II e Médio

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as percepções de estudantes de uma escola particular de Educação Básica sobre o maltrato entre iguais, no que se refere à sua incidência e características, e oferecer dados prévios de diagnóstico para que possam ser planejados programas de intervenção voltados para a prevenção e erradicação do bullying no ambiente educativo. Participaram da pesquisa 508 estudantes, 309 do Ensino Fundamental II e 199 do Ensino Médio, os quais responderam a um questionário que avalia o tipo de bullying presente na comunidade educativa. Os resultados sinalizam que há indícios de situações de maus-tratos na escola pesquisada, sendo considerável o número daqueles que passam por esse tipo de situação seja como alvo, agente ou telespectador. Sobre a quem pedem ajuda quando se sentem vitimizados, observa-se que recorrem mais à família e aos colegas, vários não falam nada a ninguém e por último pedem ajuda aos professores, apesar de os indicarem como aqueles queprincipalmente deveriam fazer algo para solucionar esse problema. A escola precisa reconhecer a existência do fenômeno para que esteja consciente de seus prejuízos para a personalidade e desenvolvimento socioeducacional dos estudantes. Também é necessário instrumentalizar seus profissionais para observação, identificação, diagnóstico, intervenção e encaminhamentos assertivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação e Pós-Doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Docente do
Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Terezinha Ferreira da Silva Colombo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Criativo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Alessandra de Morais, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM/Unicamp/UNESP).

Referências

ABERASTURY, A. Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1980.

ABRAMOVAY, M. Debate: violência, mediação e convivência na escola. In: ______ (Org.). Debate: violência, mediação e convivência na escola. Brasília, DF: Ministério da Educação/TV Escola, 2005. p. 3-10.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

AQUINO, J. G. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.

AVILÉS MARTINEZ, J. M. Bullying: guia para educadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

BRASIL. Lei nº 13.185, de 06 de novembro de 2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm>. Acesso em: 14 fev. 2016.

CANO, I. Violências nas escolas: uma forma de exclusão social. In: ABRAMOVAY, M. (Org.). Debate: violência, mediação e convivência na escola. Brasília, DF, Ministério da Educação/TV Escola, 2005. p. 11-15.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COSTA, R. F. S.; LIMA, R. de C. P. Representações sociais de professores do ensino fundamental sobre violência na escola. In: FREIRE, N. M. B. (Org.). Educação para a tolerância: fundamentos teóricos e prática educacional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 171-187.

DEBARBIEUX, E. Violência nas escolas e políticas públicas. In: DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. (Org.). Violência nas escolas: divergências sobre palavras e um desafio político. Brasília, DF: UNESCO, 2002. p. 59-92.

DÍAZ-AGUADO, M. J. Del acoso escolar a la cooperación en las aulas. Madrid, España: Pearson Educación, 2006.

______. Da violência escolar à cooperação na sala de aula. Americana, SP: Adonis, 2015.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas, SP: Verus, 2005.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas & respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FERNÁNDEZ, I. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. São Paulo: Madras, 2005.

FOUCAULT, M. A sociedade punitiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

GAMBOA, S. S. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, v. 3, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

IBM. SPSS© Statistics. Version 19.0. [S.l.]: IBM Company, 2010. 1 CD-ROM.

MARQUES, C. de A. E. Conflitos entre alunos de 11 e 12 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2015.

OLIVEIRA, F. C. Relações entre desenvolvimento moral, percepção da manifestação de condutas agressivas e estilos de resoluções de conflitos em crianças e adolescentes. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, 2012.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. (Org.). Jean Piaget: sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 25-58.

______. A educação da liberdade. In: ASSIS, O. Z. M. de. (Org.). Construtivismo piagetiano para a catequese com crianças e adolescentes. Campinas, SP: Diretório Nacional de Catequese, [2002]. p. 121-126.

PUIG, J. M. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004.

RUOTTI, C.; ALVES, R.; CUBAS, V. de O. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep, 2006.

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Violência nas escolas: o olhar dos professores. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.apeoesp.org.br/d/sistema/publicacoes/.../violencia-apeoesp-web.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2013.

TOGNETTA, L. R. P. Educação dos sentimentos: um caminho para a paz. In: ASSIS, O. Z. M. de. (Org.). Construtivismo piagetiano para catequese com crianças e adolescentes. Campinas, SP: Diretório Nacional de Catequese, [2002]. p. 109-120.

______. Um olhar sobre o bullying escolar e sua superação: contribuições da psicologia moral. In: TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. (Org.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 135-158.

TOGNETTA, L. R. P. Et al. Um panorama geral da violência na escola – e o que se faz para combatê-la. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. (Org.). Conflitos na instituição educativa: Perigo ou oportunidade? Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

VINHA, T. P. Et al. A implantação da justiça restaurativa como um processo de resolução de conflitos na escola: uma realidade a ser construída. In: TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. (Org.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 265-302.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

DIAS, C. L.; COLOMBO, T. F. da S.; MORAIS, A. de. A convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental II e médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 187–206, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p187-206. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4029. Acesso em: 28 mar. 2024.