Abertura das práticas da intenvenção social ao território
um dispositivo de pesquisa e formação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25pPalavras-chave:
Biografização. Escrita. Políticas sociais. Reflexividade. SentidoResumo
Este artigo relata aspectos de uma pesquisa-ação-formação realizada junto a entidades sociais situadas no interior da França. A pesquisa teve o duplo objetivo de investigar as possibilidades de maior abertura das práticas de intervenção aos
recursos dos territórios e às demandas de seus habitantes, e de promover a reflexão dos profissionais sobre o sentido de suas ações. O artigo situa esta problemática no contexto das políticas sociais atuais e destaca a originalidade do dispositivo criado, descrevendo suas etapas e modalidades formativas. Por meio da análise dos enunciados dos profissionais envolvidos, mostra como a experiência de pesquisa por eles realizada provocou um deslocamento que favoreceu mudanças na postura e práticas profissionais, e como a prática do registro escrito e do trabalho coletivo representaram meios privilegiados de desenvolvimento da reflexividade.
Downloads
Referências
Chauvière , Michel. Qu’est-ce que la “chandalisation”? Informations Sociales, Paris, n. 152, p. 128-134,
Cifali , Mireille; André , Allain. Ecrire l’expérience: vers la reconnaissance des pratiques professionnelles.Paris: PUF, 2007.
Delory -Momberger , Christine. Histoire de vie et recherche biographique en éducation. Paris: Anthropos,2005.
Ion , Jacques. Travailleurs sociaux, intervenants sociaux: quelle identité de métier? Informations Sociales, Paris,
n. 152, p. 136-142, 2009.
Latour , Bruno. Changer de société: efaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2006.
Lhulier , Dominique. Travail du négatif: travail sur le négatif. Education Permanente, Paris, n. 179, 2009-2,p. 39-57, 2009.
Mannoni , Maud. La théorie comme fiction. Paris: Seuil, 1979.
Mias , Christine. L’autobiographie raisonnée, outil des analyses de pratiques en formation. L’Orientation Scolaire
et Professionnelle, Paris, n.34-1, 2005. Disponível em: <http://osp.revues.org/index 538.html>. Acesso em: 28
set. 2009.
Olson , David. L’univers de l’écrit: comment la culture écrite donne forme à la pensée. Paris: Retz, 1998.
Reuter , Yves. Analyser les problèmes de l’écriture de recherche en formation. Pratiques, Metz, n. 121-122, p.
-27, 2004.
Schaller , Jean-Jacques. Entre verticalité et horizontalité: une question pour l’évaluation des politiques sociales.
In: Biarnès Jean; Delory -Momberger Christine (Orgs.). L’acteur social: le sujet et l’évaluation des politiques
sociales. Nantes: Pleins Feux, 2006. p.37-51.
Sencébé , Yves. Déclin(aisons) de l’appartenance dans les territoires de l’individualisme et de la mobilité. In:
Filippova E.; Guérin-Pacé F (Orgs.). Les lieux qui nous habitent: identité des territoires, territoires des identités.
Paris: L’aube/INED, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017