Abertura das práticas da intenvenção social ao território

um dispositivo de pesquisa e formação

Autores

  • Izabel Galvão Universidade Paris 13/Nord
  • Christine Delory-Momberger Universidade Paris 13/Nord
  • Jean-Claude Bourguignon Universidade Paris 13/Nord
  • Jean-Jacques Schaller Universidade Paris 13

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Palavras-chave:

Biografização. Escrita. Políticas sociais. Reflexividade. Sentido

Resumo

Este artigo relata aspectos de uma pesquisa-ação-formação realizada junto a entidades sociais situadas no interior da França. A pesquisa teve o duplo objetivo de investigar as possibilidades de maior abertura das práticas de intervenção aos

recursos dos territórios e às demandas de seus habitantes, e de promover a reflexão dos profissionais sobre o sentido de suas ações. O artigo situa esta problemática no contexto das políticas sociais atuais e destaca a originalidade do dispositivo criado, descrevendo suas etapas e modalidades formativas. Por meio da análise dos enunciados dos profissionais envolvidos, mostra como a experiência de pesquisa por eles realizada provocou um deslocamento que favoreceu mudanças na postura e práticas profissionais, e como a prática do registro escrito e do trabalho coletivo representaram meios privilegiados de desenvolvimento da reflexividade.

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Biografia do Autor

Izabel Galvão, Universidade Paris 13/Nord

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora na Universidade Paris 13/Nord. Pesquisadora noCentro Interuniversitário EXPERICE

Christine Delory-Momberger, Universidade Paris 13/Nord

Doutora em Educação pela Universidade Paris 8/Vincennes. Professora na Universidade Paris 13/Nord. Vice-diretora doCentro Interuniversitário EXPERICE. Presidente da ASIVHIF. Diretora da revista internacional de pesquisa biográfica

Le sujetdans la cité.

 

.

 

 

Jean-Claude Bourguignon, Universidade Paris 13/Nord

Adido linguístico. Professor na Universidade Paris 13/Nord. Secretário de redação de

 Le sujet dans la cité.

 

Jean-Jacques Schaller, Universidade Paris 13

Doutor em sociologia pela Ecole en Hautes Etudes en Sciences Sociales/EHESS. Professor na Universidade Paris 13.Pesquisador no Centro Interuniversitário EXPERICE. Diretor do Master

Politiques sociales, territoires et stratégies de direction da Paris 13.

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Publicado

2013-08-06

Como Citar

GALVÃO, I.; DELORY-MOMBERGER, C.; BOURGUIGNON, J.-C.; SCHALLER, J.-J. Abertura das práticas da intenvenção social ao território : um dispositivo de pesquisa e formação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/382. Acesso em: 22 dez. 2024.