Educação e ruralidades:

Autores

  • Elizeu Clementino Souza Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Resumo

As questões postas na contemporaneidade sobre as relações entre educação e ruralidades tem nos permitido ampliar conceitos, apreender diversidades e viver transformações dos sujeitos e do mundo rural, numa sociedade marcada pela transposição de modelos urbanos para os territórios rurais e, em muitos momentos, pela apropriação da cultura como uma das novas possibilidades de compreensão do rural, na perspectiva do turismo ecológico, da agricultura e da transposição de paradigmas culturais e agronômicos, frente aos novos contornos das ruralidades brasileiras.

Inicialmente, cabe destacar nossa opção teórica e política pela apreensão do rural, aqui entendido como diversas ruralidades, por entendermos que a singularização deste termo (rural) ou a adoção de educação do campo não dá conta das questões que têm mobilizado discussões diversas sobre os territórios rurais. Ainda assim reconhece

mos como legítimas as políticas atuais sobre educação do campo e as influências dosMovimentos Sociais no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), Secretario Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2011/2013). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em educação - ASIHVIF/RBE, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica.

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Publicado

2013-08-06

Como Citar

SOUZA, E. C. Educação e ruralidades:. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/379. Acesso em: 22 dez. 2024.

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