O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade

Autores

  • Ana Teixeira Pinho Universidade Católica do Salvador - UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Palavras-chave:

Tempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.

Resumo

Esta tese tem por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análisedo campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se adiscussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográficaque se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixa rentrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensãodo tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Teixeira Pinho, Universidade Católica do Salvador - UCSAL

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado daBahia. Professora Assistente da Universidade Católica do Salvador, atuando no Curso de Pedagogia. Pesquisa temas da Formação de Professores:Currículo, Tempo Escolar, Educação Rural, Classes Multisseriadas e (auto)biografia.

Publicado

2013-06-24

Como Citar

PINHO, A. T. O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343. Acesso em: 28 mar. 2024.