A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual

Autores

  • Adailton Ferreira Santos Universidade do Estado da Bahia -UNEB
  • Elisa Cristina Oliosi Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. 

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Biografia do Autor

Adailton Ferreira Santos, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Graduado em Filosofia e Pedagogia. Doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), em 2012. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa em Históriae Filosofia da Ciência e Ensino de Ciência (GHFEC).

Elisa Cristina Oliosi, Universidade Nove de Julho

Graduada em Licenciatura em Química pelas Faculdades de Filosofia, Ciência e Letras Oswaldo Cruz. Doutora em Históriada Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2010. Professora de História da Química,Química Geral da Universidade Nove de Julho. Membro do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência e Ensino deCiência (GHFEC).

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Publicado

2013-06-24

Como Citar

SANTOS, A. F.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339. Acesso em: 21 nov. 2024.