Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica - considerações polilógicas

Autores

  • Dante Augusto Galeffi Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Trata-se de um ensaio que aborda a relação entre Educação e Filosofia a partir daimplicação decorrente do retorno obrigatório da Filosofia ao ensino médio nacional.É também evidente o crescente interesse pela filosofia em todos os níveis da educação básica, pelo reconhecimento de que se trata de uma atividade de pensamento dialógico fundamental para o desenvolvimento humano saudável e criador. A abordagem privilegia a experiência do pensar apropriador, próprio e apropriado, buscando-se esclarecer a diferença entre uma filosofia para todos (básica) e uma filosofia profissional(superior). Procura-se destacar o empoderamento do sujeito conhecedor como foco primacial do filosofar na prática educativa, abordando diferentes instâncias propositivas para tratar da relação de educação e filosofia. Estas aparecem nos tópicos escolhidos,desenhando uma polilógica, formando um conjunto de tensores fundamentais que mostram a investigação da questão filosófica da educação a partir do imperativo da complexidade e do cuidado que se deve ter para não reduzir o acontecimento do pensar apropriador ao domínio da linguagem explicativa. Trata-se também de um esforço de compreensão a partir de si mesmo. Algo além da mensuração e da previsão. Algo que se cultiva no tempo e que ganha densidade com a duração imprevisível do existir singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Augusto Galeffi, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado III – DE(UFBA). Coordenador do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (2011-2013) (UFBA).

Referências

BOHM, David. Sobre el dialogo. 2. ed. Barcelona: Kairós, 2001.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução Ivo Barroso. 3. ed. São Paulo: Companhia

das Letras, 2006.

COLLI, Giorgio. O nascimento da filosofia. Tradução Frederico Carotti. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP,1996.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional

sobre Educação para o século XXI. Tradução José Carlos Eufrázio. 9. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/

UNESCO, 2004.

FIGAL, Günter. Sócrates. O filósofo. In: ERLER, Michael; GRAESER, Andréas (Org.). Filósofos da antiguidade

I – dos primórdios ao período clássico. Tradução Lya Luft. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003. (Coleção História da Filosofia).

HUSSERL, Edmund. Meditações cartesianas. Introdução à Fenomenologia. Tradução Frank de Oliveira. São Paulo: Madras, 2001.

JAEGER, Werner. Paidéia – a Formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes,1995.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 3. ed.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto – Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2001.

Publicado

2013-06-22

Como Citar

GALEFFI, D. A. Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica - considerações polilógicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/324. Acesso em: 19 abr. 2024.