O PARADIGMA DA COSMODERNIDADE:UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL PROPOSTA PELA UNESCO

Autores

  • Javier Collado Ruano Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Dante Augusto Galeffi Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Roberto Leon Inacio Poncze Universidade Federal da Bahia (UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p141-152

Palavras-chave:

Educação para a Cidadania Global, Cosmodernidade, Constelação de escolas-ONGs irmãs, Transdisciplinaridade, Transdemocracia

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de “Terra-Pátria”, na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução,
pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa,  criativa,  transdisciplinar,  polissêmica,  transcultural,  transnacional  e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos
a  criação  de  uma  constelação  de  escolas-ONGs  irmãs  que  desenvolvam  projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela
UNESCO para o século XXI.

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Biografia do Autor

Javier Collado Ruano, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Diretor de Edição da Revista Global Education Magazine. Doutorando do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e doutorando em Filosofia da Universidade de Salamanca (Espanha).

Dante Augusto Galeffi, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado IV – DE
(UFBA). Professor permanente do DMMDC. Coordenador do DMMDC (2009-2013)

Roberto Leon Inacio Poncze, Universidade Federal da Bahia (UFBA

Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Doutor em Educação pela Universidade
Federal da Bahia. Professor aposentado da UFBA. Professor permanente no Doutorado em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA).

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Como Citar

RUANO, J. C.; GALEFFI, D. A.; PONCZE, R. L. I. O PARADIGMA DA COSMODERNIDADE:UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL PROPOSTA PELA UNESCO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 141–152, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p141-152. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1034. Acesso em: 24 maio. 2024.