Natureza da educação e filosofia da educação

Autores

  • Maria Judith Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofiada educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar anatureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa.Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educaçãoe por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação.Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade.Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.

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Biografia do Autor

Maria Judith Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associadado Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

LINS, M. J. Natureza da educação e filosofia da educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323. Acesso em: 22 dez. 2024.