Natureza da educação e filosofia da educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25pResumo
Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofiada educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar anatureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa.Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educaçãoe por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação.Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade.Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.Downloads
Referências
ALVAREZ, A. G. Filosofia de la educacion. 3. ed. Buenos Aires: Ediciones Troquel, 1969.
ARCHAMBAULT, R. Introduction. In: ARCHAMBAULT, R. (Org.). Philosophical analysis and education.London: Routledge and Kegan Paul, 1965. p. 1-11.
ARENDT, H. Between past and future. Eight exercises in political thought. New York: Penguin Books, 1983.
BARROW, R. Was Peters nearly right about education? Journal of Philosophy of Education, London, v. 43, p.9-25, Oct. 2009. Supplement 1.
CHAMBLISS, J. J. Philosophy of education today. Educational Theory, v. 59, n. 2, p. 233-251, May 2009.
CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2011, Campinas, SP. Anais...
Campinas, SP: ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN (ALAFE), 2011.
CURREN, R. Philosophy of education: an anthology. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2007.
CUYPERS, S. E.; MARTIN, C. Reading R. S. Peters on education today. Journal of Philosophy of Education,
London, v. 43, p. 3-7, Oct. 2009. Supplement 1.
DANTO, A. C. What philosophy is: a guide to the elements. London: Pelican Books, 1971.
DEWEY, J. Experience and education. New York: The Macmillan Company, 1952.
______. Philosophy of education. Ames, Iowa: Littlefield, Adams & Co, 1958.
GROUPE DE RECHERCHES SUR L’ENSEIGNMENT PHILOSOPHIQUE (GREPH). Qui a peur de la Philosophie?
Paris: Flammarion, 1977.
HABERMAS, J. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1981.
HEIDEGGER, M. Was ist das, die Philosophie? Tübingen: Günther Neske Pfullingen.1963.
HERBART, J. F. Pedagogia geral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
KATZ, M. S. R. S. Peters’ normative conception of education and educational aims. Journal of Philosophy of Education, London, v. 43, p. 97-108, Oct. 2009. Supplement 1.
KENAN, S. The missing dimension of modern education: values education. Educational Sciences: Theory and
Practice, v. 9, n. 1, p. 279-295, Winter 2009.
MACINTYRE, A. After virtue. Indiana: University of Notre Dame Press, 1984.
MARITAIN, J. On the use of Philosophy: three essays. New Jersey: Princeton University Press. 1961.
MCKEON, R. (Ed.). Metaphysics in the basic works of Aristotle. New York: Random House, 1941.
OANCEA, A; BRIDGES, D. Philosophy of Education in the UK: the historical and contemporary tradition. Oxford Review of Education, v. 35, n. 5, p. 553-568, Oct. 2009.
O’CONNOR, D. J. An introduction to the Philosophy of Education. London: Routledge & Kegan Paul, 1967.
PALMER, J. Fifty modern thinkers on Education: from Piaget to the present day. London; New York: Routledge,
Taylor and Francis, 2001.
PETERS, R. S. Education as initiation. In: ARCHAMBAULT, R. (Org.). Philosophical analysis and Education.
London: Routledge and Kegan Paul, 1965. p. 87-112.
______. What is an educational process? In: PETERS, R. S. (Org.). The concept of Education. London: Routledge
and Kegan Paul, 1967. p. 1-23.
POLLACK, G. Philosophy of Education as Philosophy: a metaphilosophical inquiry. Educational Theory, v. 57,
n. 3, p. 239-260, Aug. 2007.
STANDISH, Paul. The nature and purpose of Education. In: CURREN, R. A. Companion to the Philosophy of Education. Malden, MA: Blackwell Publishing Ltd., 2007a. p.221-231.
______. Rival conceptions of the Philosophy of Education. Ethics and Education, v. 2, n. 2, p. 159-171, Oct. 2007b.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017