FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139Palavras-chave:
Educação, Saúde, Educação online, Formação continuada, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada onlinedos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade onlinepode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do softwareAtlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação onlineofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp.Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivilconstituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 06 dez. 2014.
______. Presidência da República. Lei n° 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e o Adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 27 fev. 2015.
______. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 fev. 2016.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n° 2, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial para a Educação Básica. Brasília, DF, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2014.
FERREIRA, Jacques de Lima. Educação e Saúde: cuidados básicos do professor no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. In: MATOS, Elizete Lúcia Moreira; FERREIRA, Jacques de Lima Ferreira. Formação Pedagógica para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: redes de possibilidades online.Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 166-178.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MIALARET, Gaston. Ciências da educação: aspectos históricos, problemas epistemológicos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017