INOVAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS

O CASO SERTA (PERNAMBUCO – BRASIL)

Autores

  • Elie Ghanem Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p227-237

Palavras-chave:

Inovação educacional, Reforma educacional, Escola rural, Pernambuco

Resumo

Este artigo aborda a origem da inovação educacional na atuação de uma ONG com escolas públicas de educação básica, em municípios de Pernambuco, Brasil. O objetivo da pesquisa foi detectar a presença ou não de alguns fatores na gênese da experiência investigada. Trata-se de um estudo de caso para o qual foi feito o exame de publicações e realizadas entrevistas semiestruturadas com dirigentes e agentes da ONG, assim como com docentes de escolas rurais e gestores de secretarias municipais de educação. Conclui que fatores salientes na geração da inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG.

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Biografia do Autor

Elie Ghanem, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Sociologia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

GHANEM, E. INOVAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS: O CASO SERTA (PERNAMBUCO – BRASIL). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 227–237, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p227-237. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2711. Acesso em: 10 out. 2024.