Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169Palavras-chave:
Internacionalização da Educação Superior, UNESCO, CMES2022, CRES2018Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada na análise bibliográfica e documental, que teve por objetivo analisar as diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior da declaração da Conferência Regional de Educação Superior de 2018 e dos documentos da Conferência Mundial de Educação Superior de 2022. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, baseada na teoria de Saviani, que tem como meta compreender as questões educacionais, tendo por base o desenvolvimento histórico objetivo. Entre as principais descobertas, observa-se a existência de uma dicotomia entre uma concepção humanista e solidária da internacionalização e uma visão economicista, que encontra fundamento na adopção das regras de mercado e na criação de um único ecossistema global, baseado nos princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
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Atualizado em 15/07/2017