Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior, UNESCO, CMES2022, CRES2018

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada na análise bibliográfica e documental, que teve por objetivo analisar as diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior da declaração da Conferência Regional de Educação Superior de 2018 e dos documentos da Conferência Mundial de Educação Superior de 2022. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, baseada na teoria de Saviani, que tem como meta compreender as questões educacionais, tendo por base o desenvolvimento histórico objetivo. Entre as principais descobertas, observa-se a existência de uma dicotomia entre uma concepção humanista e solidária da internacionalização e uma visão economicista, que encontra fundamento na adopção das regras de mercado e na criação de um único ecossistema global, baseado nos princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

 

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Biografia do Autor

Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo, Fundação Armando Alvares Penteado

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidad de la República (UDELAR), do Uruguai. Possui um MBA em Negócios Internacionais & E-business pela Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP e pela Pennsylvania State University, dos Estados Unidos da América. Mestre em Criativiade e Inovação pela Universidade Fernado Pessoa (UFP), de Portugal e Doutora em Política e Gestão da Educação Superior pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina. Pesquisadora da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIEPPES) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES Unicamp), co-cordena o grupo Early Career Professionals do World Council on Intercultural and Global Competence e é avaliadora de periódicos científicos nacionais e internacionais.

Diego Palmeira Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, sob a supervisão da Profa. Dra. Marília Costa Morosini (desde 2023). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2002), Especialista em Esporte Escolar pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC (2005), Especialista em Educação Física pela Celer Faculdades Campus Chapecó - SC (2007), Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2013) e Doutor em Educação, linha de pesquisa Educação Políticas Públicas e Cidadania, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2022). Foi bolsista de doutorado do Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina / Fundo de apoio à manutenção e ao desenvolvimento da educação superior - UNIEDU / FUMDES. Atuou como professor de Educação Física na Secretaria de Esportes e na Secretaria de Educação do município de Chapecó. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (desde 2010). É pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - REDE GIEPES-Unicamp; da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. Atua como editor de seção da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Unicamp, avaliação QUALIS A3 (2019) na CAPES.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas/ Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGEd da UFSM. Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES em parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Editora fundadora e associada da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Unicamp. Pesquisador Produtividade do CNPq 2A. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas de Formação de Professores na América Latina.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

ZILBERBERG OVIEDO, L. E.; PALMEIRA RODRIGUES, D.; PINTO DE ALMEIDA, M. de L. Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 151–169, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18617. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73