Perspectivas da Internacionalização

uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização da educação, Educação superior, Epistemologia, Revisão de literatura

Resumo

A garantia da qualidade na educação superior atrela-se, inevitavelmente à busca pelas melhores posições nos rankings acadêmicos. Neste contexto a internacionalização adquire centralidade, sendo posta como um dos indicadores de excelência mais valorizados. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as perspectivas da internacionalização da educação superior a partir dos pressupostos epistemológicos presentes na literatura. Buscou-se, na plataforma SCIELO, os descritores “Epistemologias da Internacionalização”, “Internacionalização da Educação Superior”, “Tendências Epistemológicas” e “Vertentes Epistemológicas”. Foram evidenciadas duas perspectivas: uma voltada para o intercâmbio acadêmico, com resquícios do período colonial, e uma outra com contribuições para a formação integral, numa perspectiva decolonial. Sugere-se, que a criação de redes entre os países do Sul global, pode vir a contribuir para o fortalecimento de uma internacionalização solidária e intercultural.

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Biografia do Autor

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016). Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Marcia Regina Selpa Heinzle , Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Maria Elizabeth da Costa Gama, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atuou como coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (2014-2018). Fez parte da Comissão responsável pela elaboração da Política de Internacionalização na Univali aprovada em 2016. Ministra cursos e workshops sobre internacionalização de Currículos-IoC, Internacionalização no Campus-IaH, Intercultural Communication e Inglês como meio de Instrução(EMI), suas principais áreas de estudo.

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AUTOR (2023). Removido para avaliação cega.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

CIPRIANI, A.; REGINA SELPA HEINZLE , M.; ELIZABETH DA COSTA GAMA, M. Perspectivas da Internacionalização: uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 137–150, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18342. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73