Perspectivas da Internacionalização
uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos
Palavras-chave:
Internacionalização da educação, Educação superior, Epistemologia, Revisão de literaturaResumo
A garantia da qualidade na educação superior atrela-se, inevitavelmente à busca pelas melhores posições nos rankings acadêmicos. Neste contexto a internacionalização adquire centralidade, sendo posta como um dos indicadores de excelência mais valorizados. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as perspectivas da internacionalização da educação superior a partir dos pressupostos epistemológicos presentes na literatura. Buscou-se, na plataforma SCIELO, os descritores “Epistemologias da Internacionalização”, “Internacionalização da Educação Superior”, “Tendências Epistemológicas” e “Vertentes Epistemológicas”. Foram evidenciadas duas perspectivas: uma voltada para o intercâmbio acadêmico, com resquícios do período colonial, e uma outra com contribuições para a formação integral, numa perspectiva decolonial. Sugere-se, que a criação de redes entre os países do Sul global, pode vir a contribuir para o fortalecimento de uma internacionalização solidária e intercultural.
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AUTOR (2023). Removido para avaliação cega.
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Atualizado em 15/07/2017