O Que Ensinam Livros Didáticos de Biologia Sobre Mulheres Brasileiras da Ciência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p148-169

Palavras-chave:

Gênero e Ciência, gênero e educação, Ensino de Biologia, Livro didático

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre ensinamentos de livros didáticos de Biologia, aprovados em editais do Programa Nacional do Livro Didático, acerca das mulheres brasileiras da ciência. A pesquisa, apoiada nos Estudos Culturais, Feministas e em conceitos foucaultianos, tomou a noção de livro didático como dispositivo, documento e artefato cultural. A análise dos livros foi fundamentada a partir das análises documentais e culturais. Os livros marcam a presença das mulheres brasileiras da ciência nos textos didáticos ora contribuindo para (re)produção e veiculação de uma história da ciência marcada pelo viés androcêntrico e ora apresenta certas rupturas e descontinuidades, fissuras com tal história. As rupturas e descontinuidades podem contribuir para subverter o discurso dominante e possibilitar uma educação não-sexista no que tange à veiculação de saberes sobre ciência e cientistas.

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Biografia do Autor

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação e professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - MG

Claudiene Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia e professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - MG

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

PAVOLIN PISSOLATI FERREIRA, A.; PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA, E.; SANTOS, C. O Que Ensinam Livros Didáticos de Biologia Sobre Mulheres Brasileiras da Ciência?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 148–169, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p148-169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17715. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72