A Perspectiva Decolonial do Corpo no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p371-390Palavras-chave:
Corpo, Licenciatura em Educação Física, Pedagogia Decolonial, Matriz curricular, Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroResumo
Os padrões eurocêntricos tornaram-se pilares da Educação Física Escolar, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental, de ordem descritiva. Quando analisa-se as ementas do curso, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, atenua o caráter esportivista herdado da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local.
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Atualizado em 15/07/2017