A Perspectiva Decolonial do Corpo no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p371-390

Palavras-chave:

Corpo, Licenciatura em Educação Física, Pedagogia Decolonial, Matriz curricular, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Os padrões eurocêntricos tornaram-se pilares da Educação Física Escolar, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental, de ordem descritiva. Quando analisa-se as ementas do curso, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, atenua o caráter esportivista herdado da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local.

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Biografia do Autor

Bruno Cardoso de Menezes Bahia, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (atual). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-graduação Lato sensu em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Bacharelado e Licenciatura. Atualmente é professor Adjunto de Filosofia da Educação lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT/UFRRJ). Coordena do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ).

Elionai Ribeiro Almeida Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFRRJ (2022). Pós-Graduando em Gestão de Projetos. Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (2022). Especialização em Educação Física Escolar e Inclusão (2022). Especialização em Docência do Ensino Superior (2021). Bacharel em Educação Física (2021). Licenciado em Educação Física pela UFRRJ (2017). Coach e judge de crosstraining. Membro do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Esportes Adaptados (2010-2017). Coordenador de área de competição da modalidade Bocha Paralímpica no AqueceRio (evento teste, 2015) e nos Jogos Paralímpicos Rio2016. Árbitro de Bocha Paralímpica, Árbitro de Power Soccer (2015-2017), Árbitro de Hóquei sobre o Piso (2012).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

CARDOSO DE MENEZES BAHIA, B.; RIBEIRO ALMEIDA DIAS, E. A Perspectiva Decolonial do Corpo no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 371–390, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p371-390. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17690. Acesso em: 22 dez. 2024.