Educação e as corporeidades

as resistências nas existências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369

Palavras-chave:

Corpo, Corporeidades, Filosofia da Diferença, Formação Docente.

Resumo

A pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que possam expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.

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Biografia do Autor

Vicente Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos da filosofia da diferença na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; corporeidades negras, indígenas e das diferentes orientações sexuais.  Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, no mestrado em Educação da UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da UFMA no Centro de Ciências de Codó; Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA, Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).

Rossini Pereira Maduro, Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED/Am

Indígena do povo Borari. Possui formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA (2005), Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2018) e atualmente é doutorando em Educação na Amazônia pela Rede Educanorte/Polo Manaus. Realiza pesquisas na área da educação escolar indígena e saberes tradicionais a partir de aproximações com campos teóricos da filosofia da diferença. Membro do Fórum de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas-FOREEIA e do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena-FNEEI.  Assessor pedagógico da Gerência de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação do Município de Manaus-AM.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

AGUIAR, V.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, K.; PEREIRA MADURO, R. Educação e as corporeidades: as resistências nas existências. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 351–369, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17621. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72