Narrar e Descolonizar

memórias de mestras de capoeira e percursos educacionais formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p170-188

Palavras-chave:

Educação. Mulheres. Capoeira. Inclusão. Colonialidade.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento “Educação com as mãos no chão: um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo”. Busca-se o reconhecimento e a visibilidade de memórias subalternizadas historicamente de mulheres na capoeira. Problematiza a ausência, o silêncio e/ou apagamento de memórias femininas no imaginário coletivo, discursivo e documental da capoeira. Vale-se de perspectivas educacionais inclusivas, feministas e decoloniais mobilizadas por narrativas de formação (auto)biográficas, produzidas em entrevistasconversas, Conclui que a capoeira é fortemente atravessada pelos efeitos da colonialidade de gênero, embora potencialmente, por sua ancestralidade afrobrasileira de luta e resistência aos processos de violação ontológica e de direitos humanos (ainda) preserva condições e possibilidades de se (re)inventar de modo a ensejar processos educativos/ formativos inclusivos e descolonizadores.

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Biografia do Autor

Mayris de Paula Silva, Unicamp, Programa de Pós-graduação em Educação /PPGE, Doutoranda.

Mayris de Paula Silva - Pedagoga, licenciada pela Universidade Federal de São Carlos campus-
Sorocaba. Mestra em Educação pelo PPGEd/ UFSCar- e Doutoranda em Educação pelo
Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
(PPGE/ FE- UNICAMP). A pesquisa em andamento tem como referências as teorias e estudos
sobre feminismos, gênero, interseccionalidades, colonialidade de gênero, memórias, narrativas,
inclusão, estudos culturais, pós-coloniais e decoloniais. Como campo de pesquisa, tem se o foco
em Educação e (re)existências em práticas culturais afro- diaspóricas como a capoeira.
https://orcid.org/0009-0003-9259-8205

 

Norma Silvia Trindade de Lima, Unicamp, Faculdade de Educação, Docente.

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas -
FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Linha de
pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação, Grupo de pesquisa Educação, Linguagem
e Práticas Culturais - PHALA/campo de pesquisa: Educação e (re)existências em
práticas culturais afro-diaspóricas. Integrante e graduada (professora) em capoeira pelo
Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte, IBECA (2018). Principais temáticas de
estudos/publicação: educação, inclusão, diferença, capoeira, práticas culturais afro-
diaspóricas, (de)colonialidade. Psicóloga pela Universidade Santa Úrsula (1985),
Psicodramatista-Didata pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de
Campinas (1997), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas
(1998), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-
doutora pela UFRJ/PPGBIOS, linha de pesquisa Filosofia Popular Brasileira,
Laboratório Encruzilhadas Filosóficas (2023).

 

 

 

https://orcid.org/0000-0001-6728-4675
Endereço CV: https://lattes.cnpq.br/4999266005000077

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

DE PAULA SILVA , M. .; TRINDADE DE LIMA, N. S. Narrar e Descolonizar: memórias de mestras de capoeira e percursos educacionais formativos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 170–188, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p170-188. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17595. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72