Necesidades de Formadores de Formadores Respecto a la Inclusión de Tecnologías Digitales
Necesidades de formadores de formadores respecto a la inclusión de tecnologías digitales
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p74-91Palavras-chave:
necessidades, formação de professores, tecnologia e educaçãoResumo
Os achados aqui apresentados fazem parte da pesquisa denominada PRAXIS 2: redesenho da formação de professores com tecnologias digitais. Esta pesquisa foi realizada no Uruguai em 2019 com financiamento da Agência Nacional de Pesquisa e Inovação e do Conselho de Formação Educacional da Administração Nacional de Educação Pública. O enfoque metodológico é a investigação-ação no quadro de comunidades de aprendizagem e prática com formadores de formadores. O trabalho com a comunidade contempla três momentos: identificação das práticas (diagnóstico e observação das aulas incluindo tecnologias digitais), reflexão e transformação das práticas. Este artigo procura comunicar as constatações obtidas a partir das necessidades expressas pelos participantes no início do trabalho. Conclui-se que é relevante diagnosticar as necessidades dos professores para a realização de uma proposta de formação “customizada”.
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Atualizado em 15/07/2017