Educação Permanente,Intervenções e Desenvolvimentos no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p32-48Palavras-chave:
Educação; Educação como humanização; Educação de AdultosResumo
A partir de uma abordagem teórica sobre educação permanente, que reconhece a multiplicidade dos contextos educativos, a diversidade dos públicos, de metodologias e a valorização das aprendizagens, pretende-se refletir sobre a importância da mesma para o desenvolvimento integral dos indivíduos, designadamente daqueles que se encontram em formação no ensino superior.Em termos metodológicos, a pesquisa assume-se como um estudo de caso, decaracterísticas interpretativas, com o objetivo de descrever e refletir sobre projetos e práticas de intervenção socioeducativa e cultural dinamizadas por docentes e estudantes, no âmbito da oferta formativa de uma instituição pública portuguesa de ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria. As experiências apresentadas levam-nos a evidenciar a importância que uma abordagem centrada na educação de natureza integradora e permanente tem para a construção de uma sociedade que se pretende para todos. Conclui-se,também, que o recurso a metodologias reflexivas e práticas de intervenção holísticas pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
Palavras-chave: Educação; Educação como humanização; Educação de Adultos
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Atualizado em 15/07/2017