O Ensino Médio Integrado ao Técnico

revisão sistemática (2013-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252

Palavras-chave:

Integração entre ramos de ensino – Integração formação profissional-educação geral – Integração na formação profissional.

Resumo

Essa revisão sistemática tem por objetivo caracterizar a integração no Ensino Médio Integrado (EMI) brasileiro, por intermédio da metassíntese de pesquisas de pós-graduação stricto sensu sobre o tema. A busca pelos estudos para análise se deu no Banco de Teses e Dissertações da Capes, entre os meses de julho e setembro de 2020, resultando em um conjunto formado por 79 trabalhos, após ter sido averiguada a pertinência aos critérios de inclusão e exclusão em 200 registros. Os resultados dessa análise elucidam a integração como uma perspectiva em construção, no âmbito das ofertas de EMI constantes nas pesquisas selecionadas. Enquanto possibilidade, a integração afirmada nos estudos confirma o alcance da almejada formação integral emancipadora. Contudo, carrega em si a marca da contradição de não se afastar das exigências impostas pelo capital na luta de classes. Conclui-se, assim, pela defesa da integração como o caminho para a transformação.

Palavras-chave: integração entre ramos de ensino; integração formação profissional-educação geral; integração na formação profissional.

 

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Pesquisadora filiada ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - TEPE/UTP e ao Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discursos Docentes/IFC. Fone: (47) 98874-6996.

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em História pela Universidade de Coimbra (1976), mestrado em Metodologia de Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicamp (1999) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Pesquisa Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, politicas educacionais, trabalho e educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - TEPE/UTP. Participa do Fórum em Defesa da Formação de Professores no Estado do Paraná como representante da Anfope. Fone: (41) 99688-9696.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

FERREIRA, A. C.; PEREIRA, M. de F. R. O Ensino Médio Integrado ao Técnico: revisão sistemática (2013-2019). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 233–252, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15793. Acesso em: 5 maio. 2024.