O Ensino Médio Integrado ao Técnico
revisão sistemática (2013-2019)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p233-252Palavras-chave:
Integração entre ramos de ensino – Integração formação profissional-educação geral – Integração na formação profissional.Resumo
Essa revisão sistemática tem por objetivo caracterizar a integração no Ensino Médio Integrado (EMI) brasileiro, por intermédio da metassíntese de pesquisas de pós-graduação stricto sensu sobre o tema. A busca pelos estudos para análise se deu no Banco de Teses e Dissertações da Capes, entre os meses de julho e setembro de 2020, resultando em um conjunto formado por 79 trabalhos, após ter sido averiguada a pertinência aos critérios de inclusão e exclusão em 200 registros. Os resultados dessa análise elucidam a integração como uma perspectiva em construção, no âmbito das ofertas de EMI constantes nas pesquisas selecionadas. Enquanto possibilidade, a integração afirmada nos estudos confirma o alcance da almejada formação integral emancipadora. Contudo, carrega em si a marca da contradição de não se afastar das exigências impostas pelo capital na luta de classes. Conclui-se, assim, pela defesa da integração como o caminho para a transformação.
Palavras-chave: integração entre ramos de ensino; integração formação profissional-educação geral; integração na formação profissional.
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Atualizado em 15/07/2017