Formação Continuada em Uma Escola de Educação Integral em Tempo Integral

engajamento e empreendimento conjunto

Autores

  • Silvana Capobiango Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vania Finholdt Angelo Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4583-7165

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270

Palavras-chave:

formação de professoras; educação integral; tempo integral; Comunidade de Prática.

Resumo

Este estudo investigou a formação continuada em uma escola de Educação Integral em Tempo Integral de Niterói. É uma pesquisa qualitativa que se baseou nos estudos de Teixeira (1962), Ribeiro (2018), Cavaliere (2007, 2010), Coelho (2002, 2009), sobre Educação Integral em Tempo Integral, e de Lave e Wenger (1991), sobre Comunidade de Prática. Concluiu-se que a formação continuada desenvolvida na escola se aproxima das características de uma Comunidade de Prática, porque percebeu-se o compromisso na construção e na execução dos Projetos Instituintes Anuais escolhidos democraticamente por todos os envolvidos. As educadoras não ficaram presas às determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas, ao contrário, os estudos e os projetos propiciaram a ampliação do repertório cultural, estético, musical e de conhecimentos dos estudantes e das professoras. A escola preza, portanto, pelo desenvolvimento integral de todos e propõe atividades que desenvolvem os aspectos cognitivos, estéticos, corporais, afetivos, distanciando-se de uma proposta educativa que foca somente nos conteúdos da BNCC.

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Biografia do Autor

Silvana Capobiango, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Socais e Diretora Adjunta de uma escola da Rede Municipal de Niterói.

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação na Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Faculdade de Formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Docente credenciada do Programa de pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

CAPOBIANGO, S.; LEITE, V. F. A. Formação Continuada em Uma Escola de Educação Integral em Tempo Integral: engajamento e empreendimento conjunto. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 253–270, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15754. Acesso em: 1 maio. 2024.