Formação Continuada em Uma Escola de Educação Integral em Tempo Integral
engajamento e empreendimento conjunto
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p253-270Palavras-chave:
formação de professoras; educação integral; tempo integral; Comunidade de Prática.Resumo
Este estudo investigou a formação continuada em uma escola de Educação Integral em Tempo Integral de Niterói. É uma pesquisa qualitativa que se baseou nos estudos de Teixeira (1962), Ribeiro (2018), Cavaliere (2007, 2010), Coelho (2002, 2009), sobre Educação Integral em Tempo Integral, e de Lave e Wenger (1991), sobre Comunidade de Prática. Concluiu-se que a formação continuada desenvolvida na escola se aproxima das características de uma Comunidade de Prática, porque percebeu-se o compromisso na construção e na execução dos Projetos Instituintes Anuais escolhidos democraticamente por todos os envolvidos. As educadoras não ficaram presas às determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas, ao contrário, os estudos e os projetos propiciaram a ampliação do repertório cultural, estético, musical e de conhecimentos dos estudantes e das professoras. A escola preza, portanto, pelo desenvolvimento integral de todos e propõe atividades que desenvolvem os aspectos cognitivos, estéticos, corporais, afetivos, distanciando-se de uma proposta educativa que foca somente nos conteúdos da BNCC.
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Referências
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Atualizado em 15/07/2017