Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180Palavras-chave:
Educação social; Contação de história; GramsciResumo
Discutimos neste artigo a contação de histórias como metodologia didática no processo formativo de crianças entre 6 e 12 anos de idade, que participaram de um programa de educação integral, sob a perspectiva da educação não formal, e orientação formativa de educadores sociais. Nosso objetivo é discutir a relação construída, por meio de metodologias educativas de caráter crítico, que envolveram a oficina de teatro, realizada durante os períodos de 2015-2019. Em especial atenção, a título de compreensão do processo de construção do fazer da educação não formal e em sua interpretação crítica, discutimos uma das experiências formativas neste período. Com enfoque na metodológica qualitativa, levantamos aqui um relato de experiência, a partir do entendimento da importância da contação de histórias como ferramenta metodológica na superação das tensões sócio-históricas, assim como, na construção da superação do senso comum, em sentido gramsciano e práticas de sociabilidade mais cidadãs e críticas.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2013.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O ensino do teatro na educação não-formal: contribuições para a formação inicial do professor de teatro. In v. 21 (2021): XI Congresso da ABRACE. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/index. Acesso em: 28 jun. 2022.
GOHN, Maria Gloria. Educação Não-Formal e o Papel do Educador (a) Social. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 28-43, june 2009. ISSN 2175-2753. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1>. Acesso em: 28 jun. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.1.
GRAMSCI, Antonio. Scritti politici - Editori Riuniti. A cura di: Paolo Spriano: 1971.
GRAMSCI. Antonio. Il teatro lancia bombe nei cervelli. Mimesis Edizioni (Milano – Udine), Collana: Filosofie del teatro, n. 3, 2017.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere, Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1975.
HAMPATÊ BÁ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I, Metodologia e pré-história da África. 2 ed. P. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249POR.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, 2017.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MARTINEZ-CONDE, Suzana; ALEXANDER Robert G.; BLUM, Deborah; BRITTON, Noah; LIPSKA, Barbara K.; QUIRK, Gregory J.; SWISS, Jamy Ian; WILLEMS, Roel M., MACKNIK Stephen L. The Storytelling Brain: How Neuroscience Stories Help Bridge the Gap between Research and Society. Journal of Neuroscience 16 de outubro de 2019, 39 (42) 8285-8290; DOI:10.1523/JNEUROSCI.1180-19.2019.
MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci / Atillio Monasta; tradução: Paolo Nosella. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
REZERA, D.; LOPES, W. A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 259–274, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.44984. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44984. Acesso em:6 jul. 2022.
REZERA. Danielle. Estado Integral. In: RUMMERT, Sonia et all. Antonio Gramsci: Formação humana e princípio educativo em verbetes. Disponível em: <http://ejatrabalhadores.sites.uff.br/artigos/.> Acesso em: 02. Jul.2022
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: Para além da teoria da curvatura da vara. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, dez. 2013.
VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017