Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180

Palavras-chave:

Educação social; Contação de história; Gramsci

Resumo

Discutimos neste artigo a contação de histórias como metodologia didática no processo formativo de crianças entre 6 e 12 anos de idade, que participaram de um programa de educação integral, sob a perspectiva da educação não formal, e orientação formativa de educadores sociais. Nosso objetivo é discutir a relação construída, por meio de metodologias educativas de caráter crítico, que envolveram a oficina de teatro, realizada durante os períodos de 2015-2019. Em especial atenção, a título de compreensão do processo de construção do fazer da educação não formal e em sua interpretação crítica, discutimos uma das experiências formativas neste período. Com enfoque na metodológica qualitativa, levantamos aqui um relato de experiência, a partir do entendimento da importância da contação de histórias como ferramenta metodológica na superação das tensões sócio-históricas, assim como, na construção da superação do senso comum, em sentido gramsciano e práticas de sociabilidade mais cidadãs e críticas.

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Biografia do Autor

Walson Lopes, Unifesp

Mestre em Ciências Sociais. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp)

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

REZERA, D.; LOPES, W. Educação Social e Contação de História Como Aporte Didático-Metodológico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 168–180, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p168-180. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14752. Acesso em: 5 nov. 2024.