Recontextualizar Ciências Por Meio da Contação de Histórias
rede e hibridismo na educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p247-264Palavras-chave:
contexto da educação, conhecimento científico, literatura infantil, rede de conhecimento, tecnologia educacionalResumo
A pandemia COVID 19 impôs regras de distanciamento social e limites de mobilidades geográficas, configurando outras convivências. O objetivo deste estudo foi refletir sobre os aspectos mobilizados na ação de recontextualizar as ciências por meio da contação de histórias para a educação. As reflexões emergem do projeto de pesquisa Recontextualizar as Ciências e a Contação de Histórias para os processos de Ensino e de Aprendizagem da Educação Básica à Formação de Professores em Nível Internacional em três grupos de pesquisas, da França e do Brasil. No contexto educativo, a pesquisa de natureza qualitativa explorou diferentes situações na configuração do espaço de convivência, entre participantes, conhecimentos e tecnologias. A recontextualização das ciências, por meio da contação de histórias, ocorreu na constituição de rede de conhecimento para a formação de professores e na educação enquanto perspectiva híbrida para espaço, linguagem, modalidade e tecnologia.
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Atualizado em 15/07/2017