Recontextualizar Ciências Por Meio da Contação de Histórias

rede e hibridismo na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p247-264

Palavras-chave:

contexto da educação, conhecimento científico, literatura infantil, rede de conhecimento, tecnologia educacional

Resumo

A pandemia COVID 19 impôs regras de distanciamento social e limites de mobilidades geográficas, configurando outras convivências. O objetivo deste estudo foi refletir sobre os aspectos mobilizados na ação de recontextualizar as ciências por meio da contação de histórias para a educação. As reflexões emergem do projeto de pesquisa Recontextualizar as Ciências e a Contação de Histórias para os processos de Ensino e de Aprendizagem da Educação Básica à Formação de Professores em Nível Internacional em três grupos de pesquisas, da França e do Brasil. No contexto educativo, a pesquisa de natureza qualitativa explorou diferentes situações na configuração do espaço de convivência, entre participantes, conhecimentos e tecnologias. A recontextualização das ciências, por meio da contação de histórias, ocorreu na constituição de rede de conhecimento para a formação de professores e na educação enquanto perspectiva híbrida para espaço, linguagem, modalidade e tecnologia.

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Biografia do Autor

Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle - Canoas

Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park ? EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association ? LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação ? CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo ? Saeg. Portaria nº96, de 22 de janeiro de 2020. Mandato de dois anos. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle . Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.

Naidi Carmen Gabriel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina: Xanxerê, Santa Catarina, BR

Doutoranda em Educação pela Unilasalle - Canoas. Mestre em Educação pela Unoesc - Joaçaba. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Unoesc - Xanxerê. Especialização em Orientação Escolar, Especialização em Educação no Campo. Graduação em Pedagogia pela Udesc. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem; Aprendizagem Docente; Educação Online.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

BACKES, L. .; BRUGUIÈRE, C.; FELICETTI, V. L.; GABRIEL, N. C. Recontextualizar Ciências Por Meio da Contação de Histórias: rede e hibridismo na educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 247–264, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p247-264. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14673. Acesso em: 22 dez. 2024.