Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230

Palavras-chave:

Literatura infantil digital, Oralidade, Cultura digital

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Lima de Moraes, UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993),especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, atuando na linha Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em educação e linguagem (GELING) e coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas literárias, multimodalidade e mediações (NAMME). Tem experiência na área de Educação como docente da educação básica, de graduação e de pós-graduação; como mediadora de leitura e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, mediação de narrativas multimodais, mediação de narrativas extensas e didática da leitura e da escrita.

Referências

BARBIER, Frédéric. Historia del libro. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BLOCH, Serge. A grande história do pequeno traço. Paris: Bachibouzouk, 2018. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lamanufacture.ghpt&hl=pt_PT&gl=US (Versão para Android)
BONAGAMBA, Camina. Leitura compartilhada de histórias e aprendizagem de palavras em crianças típicas e com Síndrome de Down. Avances en Psicología Latinoamericana, 37(1), 73-88, 2019 Doi: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5975. Acesso em: 10 mai. 2022.
COLOMER, Teresa. Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. Madrid : Síntesis, 2010. 252 p.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1994.
CHARTIER, Roger. The cultural uses of print in early modern France. Princeton: Princeton University Press, 1987.
ELLIS, Alec. A history of children's reading and literature. Oxford: PERGAMON PRESS, 1963.
ESTÉS, Clarissa Pínkola. Mulheres que correm com lobos. São Paulo: Rocco, 2018.
FLORES, Leonardo. Digital Poetry. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J. The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2014, p. 155-161.
HARTLEY, John. After Ongism. The evolution of networked intelligence. In: ONG, Walter. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. London; New York, Routledge, 2012.
GILLIG, Jean-marie. El cuento en la pedagogia y en la reeducacion. Cidade do México, FDE, 2004
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 abr. 2022.
HOEL, Trude; TØNNESSEN, Elise Seip. Designing Dialogs Around Picture Book Apps. In: KIM, Ji Eun; HASSINGER-DAS. Reading in the Digital Age: Young Children’s Experiences with E-books. Cham, Switzerland: Springer, 2019, p. 197-216.
JEFFERS, O. The heart and the bottle. Nova Iorque: Penguim Group, 2011 (Versão para Ipad).
KRESS, Gunther R. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.
MALZONI, Isabel; ESTEVES, Cecília. Quanto bumbum! São Paulo: ed. Caixote, 2016 (Versão para Ipad).
MENOTTI, Ana Rubia Saes, DOMENICONI, Camila e COSTA, Aline Roberta. Da Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CoDAS [online]. 2020, v. 32, n. 1 . Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294. Acesso em: 25 Abril 2022
MEEK, Margaret. En torno a la cultura escrita. México: Fondo de Cultura Económica. 2004.
MORAES, Giselly Lima de. Trilha sonoras de aplicativos literários para crianças e educação literária. Tese (doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2016.
MORAES, Giselly Lima de. Os recursos sonoros na literatura infantil digital: um breve estudo sobre a presença da voz nos aplicativos. Leitura: Teoria & Prática. 37. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/748. Acesso em: 17 jun. 2022
NOBLE, Claire; SALA Giovanni; PETER, Michelle; Lingwood, Jamie; ROWLAND, Caroline; GOBET, Fernand; PINE, Julian . The impact of shared book reading on children's language skills: A meta-analysis. Educacional Research Review, N. 18, set. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X18305116. Acesso em: 18 jun. 2022.
ONG, Walter J. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. London; New York: Routledge, 1982.
REYNOLDS, Kimberley. Children’s Literature: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2011.
REVELLE, Glenda L. et al. Technology Support for Adults and Children Reading Together: Questions Answered and Questions Raised. In: KIM, Ji Eun; HASSINGER-DAS, Brenna . Reading in the Digital Age: Young Children’s Experiences with E-books. Cham, Switzerland: Springer, 2019, p. 103-134.
RUSSELL, David L. Literature for Children: a Short Introduction. 8º ed. New Jersey: Pearson, 2014.
SANTOS, Luciene Souza. A Emília que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
STONE, Jon; SMOLLIN, Michael. The monster at end of this book. Editora Sesame Street, 2011. Versão 1.0.0 (2020). Aplicativo disponível para dispositivos iPhone e iPad e para dispositivos Android.
TOMOPOULOS, Suzy; KLASS, Perri; MENDELSOHN, Alan L.. Electronic Children’s Books: Promises Not Yet Fulfilled. Pediatrics, Apr.143 (4), 2019. Acesso em: 24 jun. 2022.
WIESNER, David. Spot. Disponível em: <https://itunes.apple.com/us/app/david-wiesnersspot/id963746523?mt=8> Houghton Mifflin Harcourt, 2015 (versão para Ipad). Acesso em: 12 mai. 2022.
WOLDE, Gunilla. Marina está do contra. São Paulo: ed. Caixote, 2017 (Versão para Ipad).
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000, 137 p.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

KIRCHOF, E. R.; MORAES, G. L. de. Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 215–230, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646. Acesso em: 5 nov. 2024.