Uma Pedagogia das Retomadas

ensinamentos e aprendizagens a partir do povo indígena Anacé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p248-267

Palavras-chave:

Retomadas; povo indígena Anacé; pedagogia da encantaria; pedagogia territorializada

Resumo

Os Anacé, povo indígena que ocupa tradicionalmente um território localizado a oeste da capital cearense, vem sendo, desde meados da década de 1990, impactado com as construções do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Em contraponto, parte dos Anacé tem realizado retomadas para recuperar parcelas do território e assim garantir seus direitos de existir. Nesse contexto, com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, investigamos a possibilidade de falarmos em pedagogias das retomadas, compreendendo-as como potentes espaços de aprendizagem partilhada e de construção de pessoas Anacé, o que passa pela mediação dos encantados. Conforme observado, as retomadas possibilitam acessar conhecimentos múltiplos a partir de contextos pedagógicos de formação e de aprendizagens produzidos nas práticas políticas de reaver territórios, memórias, encantados, pelo que se conectam com saberes territorializados e da encantaria.

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Biografia do Autor

Luciana Nogueira Nóbrega, Universidade Estadual do Ceará - Uece

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, com bolsa do CNPq. Mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Indigenista especializada da Fundação Nacional do Índio, desde 2010. Pesquisadora nas áreas de direitos dos povos indígenas, conflitos socioambientais, direitos humanos e direitos socioambientais, movimento de mulheres, democracia e América Latina. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade da UECE e o Observatório de Direitos Indígenas da UFC.

Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) e na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Social e Epistemologias do Conhecimento na América Latina e Caribe. Pesquisadora do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), no GT Economías Feministas Emancipatorias, no GT Herencias y perspectivas del Marxismo e no GT Anticapitalismos y sociabilidades emergentes. Pesquisadora do Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (APPeAL-UNAM). Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação do Campo (LECAMPO). Pesquisadora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais - Rede PECC-MS. Tem experiência na área de Educação, Processos Territoriais e Movimentos Sociais Indígenas e Camponeses na América Latina. Investiga as seguintes temáticas: Pensamento Crítico Latino-Americano, Movimentos Sociais Campesinos e Indígenas, Educação do Campo, Feminismos Latino-Americanos, Epistemologias. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

NÓBREGA, L. N.; BARBOSA, L. P. Uma Pedagogia das Retomadas : ensinamentos e aprendizagens a partir do povo indígena Anacé. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 248–267, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p248-267. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14018. Acesso em: 16 nov. 2024.