Singularidades de las redes académicas dos maestros em Colombia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p47-58Palavras-chave:
Redes acadêmicas. Oficinas. Política curricular.Pesquisa-ação.Resumo
As redes acadêmicas são organismos de interlocução com as agências governamentais quando estas propiciam. São a sua vez grupos de intelectuais que no campo da educação se pronunciam com argumentos quando as políticas se desviam dos horizontes previstos e acordados. As dinâmicas das redes são diferentes segundo suas origens: quando são institucionais tendem a diluir os horizontes e as metas; quando são independentes e autônomas se mantém no tempo com a solvência das investigações e das inovações pedagógicas. A independência e a autonomia possibilitam a atitude crítica e propositiva frente às determinações dos governos no campo da educação. O trabalho em Rede faz parte da formação e da autoformação dos docentes que inovam e investigam. A Rede de Linguagem e a Associação Colombiana de Matemática Educativa são as duas redes de maestros mais reconhecidas na Colombia.
Downloads
Referências
AGUDO, S.; CABRERA, E.; CHAVARRO, N.; RUIZ, M. Y JURADO, F. Interacción y competencia comunicativa. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia,2000.
ARIAS, C.; PACHÓN, T. Y RAMOS, G. Proyectos, memoria y lectura compartida. Bogotá: RedLenguaje, 2021.
DEWEY, J. Cómo pensamos. Barcelona: Paidós, [1910], 1989.
DEWEY, J. Selección de textos. Medellín: Universidad de Antioquia, 2011.
ESPINOSA, S. Hacia la construcción de la lengua escrita en el grado Transición. Bogotá: RedLenguaje, 2020.
JOLIBERT, J. Formar niños productores de textos. Santiago de Chile: Dolmen Ediciones, 1995.
JOLIBERT, J., & SRAIKI, C. Des enfants lecteur et producteur de textes. Paris: Hachette Livre, 2006.
JURADO, F. Investigación, escritura y educación. Bogotá. Universidad Nacional de Colombia, 1997.
KILPATRICK, W. H. The Proyect Method. New York: Teachers College Record, 1918.
MARTÍN BARBERO, J. Saberes hoy: Diseminaciones, competencias y transversalidades. Revista Iberoamericana de Educación. No. 32, 2003. Madrid: OEI
MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Ley General de Educación. Bogotá: MEN, 1994.
MIÑANA, C. Y COLECTIVO DE DIRECTIVOS . En un vaivén sin hamaca. La cotidianidad del directivo docente. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1999.
MOLINER, M. Diccionario de uso del español. Madrid: Gredos, 1994.
MUÑOZ, M. L.; ROCHA, M.; BARRIOS, C.; CORTÉS, M.; JARAMILLO, D.; Y PAZ, G. Proyectos con-sentidos. Bogotá: RedLenguaje, 2019.
Pertuz, W.; Niebles, O. y Perea, N. (2021). El carnaval como texto: una mirada desde la escuela. Bogotá: RedLenguaje, 2021.
PROGRAMA RED (1996). Memorias del Seminario El lenguaje en la ciencia y en la educación. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1996.
PROGRAMA RED . Memorias del Seminario La investigación en la escuela. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia,1997.
PROGRAMA RED . La investigación en la escuela. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. Portal redacademica.edu.co, 1998.
REDLENGUAJE . Sobre los aprendizajes fundamentales. Bogotá: RedLenguaje, 2017.
REDLENGUAJE (2019). La pedagogía por proyectos en el Nodo Bogotá de la RedLenguaje. Bogotá: Secretaría de Educación de Bogotá, 2019.
RED LATINOAMERICANA PARA LA TRANSFORMACIÓN DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN LENGUAJE. Pedagogía, lenguaje y democracia. Bogotá: RedLenguaje, 2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017