Epistemologia intercultural decolonial e a educação escolar indígena em contexto urbano

entre formação/identidade/práxis de professores indígenas na cidade de Manaus-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p150-172

Palavras-chave:

Educação Diferenciada. Tikuna. Kokama.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma interlocução entre a interculturalidade crítica como epistemologia de resistência dos professores indígenas e a pedagogia decolonial na perspectiva da emancipação dos povos indígenas. O desenvolvimento desta pesquisa é de cunho qualitativo e articula discussões acerca das perspectivas diversificadas de educação escolar dos povos indígenas de Manaus-AM, tendo como metodologia a pesquisa teórica e de campo, a fim de interpretar certos fenômenos e seus significados evidenciando o trabalho de duas professoras indígenas, do povo Tikuna e Kokama. Os resultados apontam que há muitas limitações, desafios e contradições, porém, as práticas educativas empreendidas nos espaços diferenciados por essas docentes indígenas têm possibilitado a aprendizagem das tradições socioculturais de seus povos, das habilidades de falar, ler, escrever e interpretar os escritos na  língua materna bem como a formação política e étnica de seus estudantes.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-28

Como Citar

PAES, L. R.; ARAÚJO, J. V. de S.; SANTOS, R. F. F. dos. Epistemologia intercultural decolonial e a educação escolar indígena em contexto urbano: entre formação/identidade/práxis de professores indígenas na cidade de Manaus-AM. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 150–172, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p150-172. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13325. Acesso em: 16 nov. 2024.