Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica

Autores

  • Diogo Marques Tafuri Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74

Palavras-chave:

Educação popular. Economia política. Eurocentrismo.

Resumo

Partindo de um posicionamento epistemológico que considere as práticas educativas para além das relações pedagógicas empreendidas no sistema educacional, e reconhecendo que conhecimentos são também edificados no interior de práticas sociais não escolares, este ensaio tem por objetivo fundamentar teoricamente os nexos estabelecidos entre as formas de agir e pensar economicamente dos grupos populares no bojo da elaboração histórico-cultural com a qual produzem simbólica e materialmente a própria existência, e o sistema de categorias advindo dos paradigmas da Economia Política moderna e eurocêntrica. Por meio da revisão de literatura relativa à temática, argumentamos sobre a relevância de tomarmos a ação econômica popular
enquanto prática social conformadora dos modos como tais pessoas se educam para a vida. Realizando a reconstituição histórica dos fundamentos epistemológicos da Economia Política contemporânea, buscamos problematizar a natureza construída de tais experiências educativas a partir da existência e funcionamento de sistemas ideológicos historicamente estabelecidos. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das práticas sociais populares e suas relações de saber-poder com a perspectiva eurocêntrica de modernidade.

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Biografia do Autor

Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador Executivo do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Formação, Estudos e Intervenção em Economia Solidária (UFSCar).

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

TAFURI, D. M.; GONÇALVES JUNIOR, L. Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 63–74, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1307. Acesso em: 6 out. 2024.