Educação popular e o discurso da economia política eurocêntrica
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p63-74Palavras-chave:
Educação popular. Economia política. Eurocentrismo.Resumo
Partindo de um posicionamento epistemológico que considere as práticas educativas para além das relações pedagógicas empreendidas no sistema educacional, e reconhecendo que conhecimentos são também edificados no interior de práticas sociais não escolares, este ensaio tem por objetivo fundamentar teoricamente os nexos estabelecidos entre as formas de agir e pensar economicamente dos grupos populares no bojo da elaboração histórico-cultural com a qual produzem simbólica e materialmente a própria existência, e o sistema de categorias advindo dos paradigmas da Economia Política moderna e eurocêntrica. Por meio da revisão de literatura relativa à temática, argumentamos sobre a relevância de tomarmos a ação econômica popular
enquanto prática social conformadora dos modos como tais pessoas se educam para a vida. Realizando a reconstituição histórica dos fundamentos epistemológicos da Economia Política contemporânea, buscamos problematizar a natureza construída de tais experiências educativas a partir da existência e funcionamento de sistemas ideológicos historicamente estabelecidos. Por fim, tecemos algumas considerações acerca das práticas sociais populares e suas relações de saber-poder com a perspectiva eurocêntrica de modernidade.
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Atualizado em 15/07/2017