Simón Rodríguez
educación popular y la invención de la escuela popular
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p25-36Palavras-chave:
Scholé. Educación Popular. Isócrates. Simón Rodríguez.Resumo
Propõe-se apresentar neste texto o conceito de educação popular criado por Simón Rodríguez, além de analisar em que medida é possível pensar uma nova escola a partir do mesmo. A partir da descrição do conceito de Scholéproposto por Rancière, realizou-se uma análise crítica da forma da escola. Como base nesta análise, procurouse mostrar que a escola, tal como é definida, não é uma invenção grega, mas sim uma invenção latino-americana. Mais especificamente pretende-se mostrar que o conceito de educação popular proposto por Rodríguez é a condição de possibilidade de uma forma inédita de escola.
Downloads
Referências
CIRIZA, Alejandra. FERNÁNDEZ, Estela. Simón Rodríguez, una utopía socialista en América. anuario de filosofía argentina y americana, Cuyo, n. 12, p. 67-95, 1995.
DEMÉLAS, Marie-Danielle. La invención política. Bolivia, Ecuador, Perú en el siglo XIX. Lima: Instituto Francés de Estudios Andino/Instituto de Estudios Peruanos, 2003.
DUFOURMANTELLE, Anne. DERRIDA Jacques. La hospitalidad. Buenos Aires: Ediciones de La Flor, 2006.
KOHAN, Walter. Simon Rodríguez: el maestro inventor. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Martín. En defensa de la escuela. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.
MARROU, Henry- Irenee. Historia de la educación en la ntiguedad.Madrid: Akal, 2001.
PLUTARCO. Vida de lós diez oradones. Madrid: Gredos, 1979.
RANCIÈRE, Jacques. Ecole, production, égalité. In: ______. L’école de la démocratie. París: Edilig-Fondation Diderot, 1988. p. 79-96.
RAWICZ, Daniela. Ensayo e identidad cultural en el siglo XIX latinoamericano. Simón Rodríguez y Domingo F. Sarmiento. México: Universidad de la Ciudad de México, 2003. 2 v.
RODRÍGUEZ, Simón. Obras completas. Caracas: Presidencia de la República, 2001.
SANCHEZ-BLANCO, Francisco. La ilustración goyesca. La culturaen España durante el reinado de Carlos IV (1788-1808). Madrid: Consejo Superior de investigaciones Científicas/Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2007.
SIGNES CODOÑER, Juan. Escritura y literatura em la Grecia arcaica. Madrid: Akal, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017