Os movimentos sociais na construção das políticas de formação de educadores/as do campo
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84Palavras-chave:
Educação do Campo. Movimentos Sociais. Políticas educacionais. Formação de educadores/as.Resumo
Este ensaio objetiva refletir sobre potenciais contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção de política de formação de educadores/as
do campo. Com fundamentação nos pressupostos do materialismo histórico dialético, que permite compreender e desvelar as transformações e contradições
da realidade concreta, socializa os resultados de um estudo que envolveu a pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de referenciais que orientam
as discussões e conclusões expressas no texto, tendo como base Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020) e Arroyo (2007, 2012),
entre outros. Por fim, é possível observar que a Educação do Campo, atrelada às contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção e nos
rumos das políticas de formação de educadores/as do campo, reforça a luta emancipatória por políticas públicas que garantam aos camponeses o direito à
vida e a educação escolar com dignidade nos seus territórios.
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Atualizado em 15/07/2017