AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160

Palavras-chave:

Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a Distância

Resumo

A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Endereço Institucional: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

CARNEIRO, R. F. . AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO: CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 147–160, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12100. Acesso em: 22 dez. 2024.