AUTONOMIA, INTERAÇÃO, DIÁLOGO E COLABORAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p147-160Palavras-chave:
Autonomia. Interação. Diálogo. Colaboração. Educação a DistânciaResumo
A formação do professor em cursos de Educação a Distância cresceu muito nos últimos anos e, por isso, faz parte das discussões no âmbito educacional. Assim, neste artigo, temos como objetivo discutir algumas características – autonomia, interação, diálogo e colaboração – do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de situações que ocorreram nas disciplinas relacionadas à matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida entre 2009 e 2012, em que utilizamos, para produção de dados, atividades virtuais e entrevistas semiestruturadas de oito professoras que haviam cursado as disciplinas de matemática. A análise evidenciou a colaboração e a negociação na atividade em que tiveram que elaborar textos coletivos. Além disso, destacou a qualidade do diálogo e a interação na perspectiva do estar junto virtual entre professoras e também com o tutor, ao tornaremse parceiros no processo de aprendizagem. Por fim, as situações explicitaram que as professoras podem ter desenvolvido a autonomia, pois, de forma individual e na relação com o outro, puderam participar ativamente da construção do conhecimento.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, Erlinda M.; GOBARA, Shirley T. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. 2007. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8cErlinda.pdf>. Acesso em: 08 out. 2012.
BELLONI, Maria L. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA, Marcelo C.; MALHEIROS, Ana P. S.; ZULATTO, Rúbia B. A. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CARNEIRO, Reginaldo F. Processos formativos em matemática de alunas-professoras dos anos iniciais em um curso a distância de pedagogia. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GIOLO, J. A Educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n.105, p. 1211-1234, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MILL, Daniel. et al. O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, SP, v. 2, n. 4, p. 112-127, 2008. Disponível em: <http://www.
cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/106/63>. Acesso em: 10 set. 2012.
MOON, Bob. O papel das novas tecnologias da comunicação e da educação a distância para responder à crise global na oferta e formação de professores: uma análise da experiência de pesquisa e desenvolvimento. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 104, p. 791-814, 2008.
NOTARI, Michele. How to use a wiki in Education: wiki based effective constructive learning. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON WIKIS, 2006, Odense – Dinamarca. Anais... Odense – Dinamarca, 2006, p. 131-132. Disponível em: <http://www.wikisym.org/ ws2006/>. Acesso em: 09 nov. 2012.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Building online learning communities: effective strategies for the virtual classroom. San Francisco: Jossey-bass, 2007.
PRETI, Oreste. A “autonomia” do estudante na educação a distância: entre concepções, desejos, normatizações e práticas. In: ______ (Org.). Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília, DF: Líber Livro, 2005. p. 109-151.
TANCREDI, Regina M. S. P.; REALI, Aline M. M. R.; MIZUKAMI, Maria G. N. Programa de mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando um continuo de aprendizagem docente. Relatório de pesquisa/FAPESP. São Carlos: DME/PPGE/UFSCar, 2005.
VALENTE, José A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, SP, v. 7, n. 12, p. 139-142, 2003.
______. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitem a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valéria A. Educação a distância. São Paulo: Summus. 2011. p. 13-44.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017