EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O 1º DA FAMÍLIA

O PENSAMENTO DE HABERMAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE NO CONTEXTO DA UAB

Autores

  • Ana Cristina Almeida Santana Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p131-146

Palavras-chave:

1º na família (first in the Family). Universidade Aberta do Brasil. Habermas. EaD.

Resumo

Este artigo apresenta o detalhamento da organização de uma investigação relacionada à Universidade Aberta do Brasil (UAB) em estudo de caso no estado de Sergipe, e a sua constituição como sujeito de direito, a partir da investigação de uma relação dialética baseada na racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas. Ao buscarmos nos trabalhos correlatos a questão do 1º na família (first in the Family) identificamos a mudança na concepção pessoal, familiar e sociocomunitária daqueles que são os primeiros na sua família a ter acesso à formação superior. Aliado a isto consideramos a oportunidade de cursar uma graduação na modalidade a distância (EaD), como cenário emancipatório e de oportunidade para construção da cidadania e o acesso à educação superior. Os processos executados nesta fase piloto demonstram a oportunidade desta pesquisa, a sinalização da importância em ampliar as ofertas inclusivas associadas à educação superior, por meio da oferta de EaD.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Almeida Santana, Universidade Tiradentes (UNIT).

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Assistente da Universidade Tiradentes (UNIT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ARGOS/CNPq, da Faculdade de Educação (PPGEdu – PUCRS).

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Texas. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ARGOS/CNPq, da Faculdade de Educação (PPGEdu – PUCRS).

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

ALMEIDA SANTANA, A. C. .; MARTINS GIRAFFA, L. M. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O 1º DA FAMÍLIA : O PENSAMENTO DE HABERMAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE NO CONTEXTO DA UAB. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 131–146, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p131-146. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12099. Acesso em: 12 nov. 2024.