LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p41-53Palavras-chave:
Educação midiática. Mediadores. Mídia. Mediação pedagógicaResumo
Este artigo descreve o progresso de uma investigação iniciada em 2013, com o grupo de pesquisa EduMedia-3, da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira, com o nome de Educación Mediatizada (Educação Midiática). O autor apresenta algumas abordagens conceituais cujas contribuições são orientadas para problematizar as metodologias utilizadas por professores e alunos na narrativa e estadiamento do conhecimento, na produção de textos e discursos dos saberes que são aprendidos e transmitidos na educação formal, não-formal e informal, e na educação presencial e a distância. Primeiro é abordada a essência da educação midiática; em seguida é problematizado o conceito de produção midiática em relação aos meios de comunicação e das TIC; depois são apresentadas algumas ideias de autores que abordam o conceito de diferentes ângulos. Em seguida
são definidas as diferenças entre mediado e mediar, e, posteriormente, são apresentados os avanços relacionados com as ideias de mediadores, mídia e mediação, especialmente a mediação pedagógica no contexto da educação midiática. E, finalmente, é descrito qual é o foco de investigação de EduMedia-3, bem como a metodologia de pesquisa, que inicialmente envolveu um estudo teórico, sistematização de informações em um arquivo de documento, a encenação de uma história como pretexto para explorar a aprendizagem pela descoberta, e registro de resultados através de documentos em cada sessão, fotografias, vídeos, programas de rádio e de sites para espalhar alguns progressos, o que resultou em palestras, trabalhos de graduação e no presente artigo.
Downloads
Referências
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. De Gutemberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación. España: Santillana ediciones, 2002.
BRUNER, Jerome S. Realidad mental y mundos posibles. Los actos de la imaginación que dan sentido a la experiencia. Barcelona: Gedisa, 2010.
BRUNER, Jerome S. et al. Studies in cognitive growth. NewYork: Wiley and Sons, 1966.
BRUNER, Jerome S.; OLSON, David R. Aprendizaje por experiencia directa y aprendizaje por experiencia mediatizada. Madrid: UNESCO, 1973.
DAWKINS, Richard. El gen egoista. Las bases biológicas de nuestra consulta. 15. ed. Barcelona: Salvat, 2002.
DE MORAES, Denis (Coord.). Sociedad mediatizada. Barcelona: Gedisa, 2007.
DUCH, Lluís; CHILLÓN, Albert. Un ser de mediaciones. Antropología de la comunicación. Barcelona: Herder, 2012.
ECO, Umberto. Tratado de semiótica general. México D.F.: Ramdon House Mondadori, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI editores, 2008.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOFFMAN, Erving. La presentación de la persona en la vida cotidiana. Argentina: Amorrortu, 2009.
GUTIÉRREZ Pérez; Francisco; PRIETO Castillo, Daniel. La mediación pedagógica. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2007.
KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. En: APARICI, Roberto. et al. Educomunicación: más allá del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010. p. 41-61.
MARTÍN Serrano, Manuel. La mediación social. Madrid: Akal, 2008.
______. La producción social de comunicación. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
PINKER, Steven. El mundo de las palabras. Una introducción a la naturaleza humana. Barcelona: Paidós, 2007.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA (RAE). Diccionario de la lengua española. Mediatizar. Madrid, 2015a. Disponoble:
<http://dle.rae.es/?w=mediatizar&m=form&o=h>. Recuperado el: 05 abr. 2015.
______. Diccionario de la lengua española. Mediato. Madrid, 2015b. Disponoble: <http://dle.rae.es/?w=mediato&m=form&o=h>. Recuperado el: 05 abr. 2015.
SARASON, Seymour B. La enseñanza como arte de representación. Buenos Aires: Amorrortu, 2002.
THOMPSON, John B. Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 1998.
______. Ideología y cultura moderna. Teoría crítica social en la era de la comunicación de masas. México D.F.: Universidad Autónoma Metropolitana, 2002.
VERÓN, Eliseo. Interfaces. Sobre la democracia audiovisual evolucionada. En: FERRY, Jean-Marc. et al. El nuevo espacio público. Barcelona: Gedisa, 1998. p. 124-126.
______. El cuerpo de las imágenes. Bogotá D. C.: Editorial Norma, 2001.
______. La semiosis social. Barcelona: Gedisa, 2014.
VON CHAMISSO, Adelbert. El hombre que perdió su sombra. O la maravillosa historia de Peter Schelemil. Bogotá: NET educative, 2013.
VYGOTSKY, Lev. S. Thought and language. Cambridge, MS: The MIT Press, 1962.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017