Jogar, analisar, criar jogos e refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p158-180

Palavras-chave:

Jogos digitais, Game design, Letramento midiático, Formação docente, Mídias

Resumo

Esta pesquisa investiga metodologias e práticas pedagógicas inovadoras na produção e aplicação do Game Comenius, em situações de aprendizagem formal e informal, que levem à formação com, sobre e através das mídias de estudantes de licenciatura e professores, tendo por guia os letramentos; o design e a aprendizagem baseada em jogos digitais e a formação docente inicial e continuada. A metodologia aplica a Design-Based Research (DBR), em um processo iterativo de investigação, criação, produção e avaliação, sendo o jogo realimentado pelas informações dos atores que o testam em oficinas, cujos resultados são devolvidos ao design, gerando melhorias no protótipo a ser testado em novos ciclos de formação. A produção de dados durante as oficinas é feita por questionários e produção de narrativas. Os resultados de produção de diversos formatos do Game e da formação de dezenas de cursistas sugerem que é possível jogar, analisar, criar jogos e ainda refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFSC). Líder do grupo de pesquisa EDUMÍDIA. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

CRUZ, D. M. Jogar, analisar, criar jogos e refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 158–180, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p158-180. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11830. Acesso em: 29 nov. 2024.