A relação crítica entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58Palavras-chave:
Aula Online, Ensino Remoto, Inovação Pedagógica, Tecnologia, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a relação entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial. Apresenta uma apuração sobre a transladação das aulas presenciais para o formato remoto, que aconteceu por causa da pandemia gerada pelo Covid-19. O estudo é de caráter qualitativo e exploratório, com aplicação de questionários aos professores que estão lecionando remotamente, sendo a amostra não probabilística. Em duas etapas distintas, usando a metodologia “bola de neve”, produzimos dados para análise. A primeira etapa teve como ênfase inovação pedagógica e a segunda foi direcionada para avaliação no ensino remoto emergencial. Os resultados mostram que a maior parte dos professores apenas transladou a sua metodologia para o formato online, ainda que a maioria tenha feito um replanejamento das suas aulas. Conclui-se que ainda é necessário aprofundar a relação entre tecnologias e inovação das práticas pedagógicas.
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Atualizado em 15/07/2017