A relação crítica entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58

Palavras-chave:

Aula Online, Ensino Remoto, Inovação Pedagógica, Tecnologia, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a relação entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial. Apresenta uma apuração sobre a transladação das aulas presenciais para o formato remoto, que aconteceu por causa da pandemia gerada pelo Covid-19. O estudo é de caráter qualitativo e exploratório, com aplicação de questionários aos professores que estão lecionando remotamente, sendo a amostra não probabilística. Em duas etapas distintas, usando a metodologia “bola de neve”, produzimos dados para análise. A primeira etapa teve como ênfase inovação pedagógica e a segunda foi direcionada para avaliação no ensino remoto emergencial. Os resultados mostram que a maior parte dos professores apenas transladou a sua metodologia para o formato online, ainda que a maioria tenha feito um replanejamento das suas aulas. Conclui-se que ainda é necessário aprofundar a relação entre tecnologias e inovação das práticas pedagógicas.  

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Biografia do Autor

Débora Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE/PUC-Rio).

Magda Pischetola, IT University of Copenhagen

Pós-doutora no projeto Teknosofikum da IT-University of Copenhagen. Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).  Professora colaboradora do quadro complementar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de mídias e tecnologias em educação. Entre 2014 e 2020 foi coordenadora do grupo de pesquisa ForTec/CNPq - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 a Fevereiro de 2020 realizou estágio de Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca) pelo projeto CAPES-Print. 

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

VIEIRA, D.; PISCHETOLA, M. . A relação crítica entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 42–58, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p42-58. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11671. Acesso em: 22 dez. 2024.