Hilda Agnes Hübner Flores

história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p207-222

Palavras-chave:

Educação de mulheres, Biografia, Mulher interiorana, Educação feminina, Linha Duvidosa

Resumo

O artigo trata da formação escolar de Hilda Agnes Hübner Flores – mulher interiorana, professora, historiadora e descendente de boêmios – na interface com o contexto educacional feminino do segundo quartel do século XX, em Linha Duvidosa, no Sul do Brasil. Objetivou-se reconstituir historicamente a biografia de Hilda Flores com ênfase na análise do seu percurso formativo nas escolas riograndenses (1939-1955). Desenvolveu-se uma pesquisa do tipo biográfica, amparada teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, que utilizou entrevistas livres como instrumento de coleta de dados, entrecruzadas com outras fontes. As análises revelaram que Hilda Flores teve uma educação diferenciada, pois, além de cursar o ensino primário em escola teuto-brasileira católica, pôde dar continuidade aos estudos em internatos religiosos e graduar-se em Serviço Social. Ela rompeu paradigmas socioculturais que relegavam à mulher ao semianalfabetismo e à vida doméstica.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e ´Pós-doutoranda na Universidade de Salamanca. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas.  Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE e Editora da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Pesquisadora produtividade CNPq.

Cristine Brandenburg, Instituto Dom José - IDJ

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Proferossa do Instituto Dom José. Vice Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

José María Hernández Díaz, Universidad de Salamanca

Doctor em Educación por la Universidad de Salamanca (USAL). Catedrático de Teoría e História de la Educación. Coordinador del Programa de Doctorado en Educación por la Universidad de Salamanca. Director de História de la Educación – Revista Interuniversitaria. Director de AULA – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Director del Grupo de Investigación GIR: Helmántica Paideia.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. . Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 207–222, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p207-222. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966. Acesso em: 20 abr. 2024.