Educação de Mulheres e Formação

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade do Estado do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0393-9892
  • Liege Maria Queiroz Sitja Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

História da educação;, Mulheres - Formação educativa, Educação de mulheres, Educação feminina

Resumo

O dossiê intitulado Educação de Mulheres e Formação traz para o primeiro plano questões teóricas pertinentes ao campo da história da educação, com ênfase na história de mulheres, ao lançar lume aos vestígios e às narrativas que possibilitam dar a ver a presença do feminino na sociedade patriarcal. Afinal, como a epígrafe permite refletir, as mulheres foram historicamente apagadas, silenciadas, relegadas a segundo plano de importância; logo, resgatar a memória de mulheres de Lethe – rio do esquecimento na mitologia grega –, por intermédio de pesquisas científicas, possibilita contribuir tanto para questionar sua invisibilidade social, quanto para fomentar resistência e superação de preconceitos que ainda causam assimetria de gênero, ao impor de forma generalizada
epistemologias dominantes que produzem hierarquias que subalternizam as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PERROT, Michele. Minha história das mulheres. Tradução Angela M. S. Correia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

Publicado

2021-09-29

Como Citar

FIALHO, L. M. F. .; SITJA, L. M. Q. Educação de Mulheres e Formação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 12–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12895. Acesso em: 4 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)