Por uma Imaginação Etnográfica na Educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p399-411Palavras-chave:
imaginação etnográfica, etnografia na educação, validação de pesquisa qualitativa, procedimentos metodológicosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação, apesar do relativo ceticismo frente a este desenvolvimento. Através deste estudo bibliográfico, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional brasileira sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.
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Atualizado em 15/07/2017