Quando “ser professor” servia às elites: a escola normal Ignácio Azevedo do Amaral (1950-1970)

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https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p322-344

Palavras-chave:

História da educação, Formação de professores, Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar o tema da formação de professores como interesse das elites cariocas, tomando por base a história da instalação da Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral, no bairro da Lagoa, Zona Sul, entre os anos de 1950 e 1970. Trata-se de uma análise com base nos periódicos O Cruzeiro e Diário Carioca, aliada ao estudo de uma bibliografia específica que aborda o jogo político que envolveu a criação de uma unidade para o atendimento exclusivo das moradoras da região mais rica da cidade. Na esteira do que escreveram Louro (1997) e Werebe (1968) sobre serventia do ensino normal para as mulheres de classes sociais mais altas, concluímos que a depreciação salarial, a perda de status e a queda do privilégio de acesso automático ao serviço público afastaram os grupos sociais citados da profissão docente.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

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