A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente

pesquisa e dispositivos para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101

Palavras-chave:

Dispositivos, Formação docente, Subjetividade

Resumo

O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na
pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação
visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de
formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno.
Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o
sujeito.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

DINIZ, M. .; PEREIRA, M. R. . A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 84–101, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático