Estado e Movimentos Sociais

um olhar sobre o PRONERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p85-102

Palavras-chave:

Educação do Campo. Pronera. Movimentos sociais e sindicais do campo.

Resumo

O presente artigo se propõe a problematizar a relação entre o Estado e os movimentos sociais, evidenciando suas contradições, limites e possibilidades no que se refere aos processos de gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera – entre 1998 a 2016, por meio do estudo comparativo dos manuais de operacionalização publicados no período. O estudo, bibliográfico e documental, dialogou com autores como Poulantzas (2000) e Hofling (2001), para problematizar as contradições das políticas públicas no Estado capitalista; e Molina (2011), Medeiros (2010), Dias (2015) e Caldart (2009), para analisar a trajetória do Pronera e as contradições inerentes ao seu processo de implementação no que se refere à participação dos movimentos sociais e sindicais na sua gestão. O estudo revelou que ocorreu o afastamento dos movimentos sociais e sindicais das esferas decisórias do Estado, com a consequente restrição de sua participação nos processos de operacionalização da política.

Palavras-chave: Educação do Campo. Pronera. Movimentos sociais e sindicais do campo.

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Biografia do Autor

Marli Gonçalves, Universidade Federal do Piauí

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2003), Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (2005) e Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Professora Efetiva, Adjunto III da Universidade Federal do Piauí na área de Fundamentos Políticos e Administrativos da Educação, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em em Educação do Campo - NUPECAMPO e integra o Núcleo de Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE. Têm experiência em Educação, com ênfase em Educação do Campo, Juventudes e Movimentos Sociais do Campo e Politica Educacional.

Rosana Cruz, Universidade Federal do Piauí

Mestre e doutora em educação, professora associada na Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação

Publicado

2021-10-19

Como Citar

SANTANA, J.; GONÇALVES, M. .; CRUZ, R. . Estado e Movimentos Sociais: um olhar sobre o PRONERA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 85–102, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p85-102. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10179. Acesso em: 17 abr. 2024.