Pedagogia da resistência e o discurso socioambiental
outro protagonismo da Educação Campo
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p123-137Palavras-chave:
Movimento dos atingidos; Educação; Campo socioambiental; Práxis político-pedagógica.Resumo
Analisa-se formatos educativos e práticas pedagógicas que foram se constituindo no contexto das lutas e resistências empreendidas pelo movimento dos atingidos pela Hidrelétrica de Tucuruí – UHE Tucuruí, dando sentido ao campo da educação e a sua dimensão socioambiental no contexto de uma luta política do campo. A politização de experiências de educação que foram se efetivando como práxis político-pedagógica em territorialidades do Baixo Tocantins, na Amazônia Paraense. De abordagem qualitativa, recorre-se a uma pesquisa documental, que inclui a transcrição de fitas K-7 com entrevistas originais com lideranças locais e outros documentos que trazem narrativas e registros que integram memórias históricas dessas lutas, focando particularmente na dimensão educativa que os documentos revelam. Os resultados indicam a ambientalização das lutas e a politização dos processos educativos pautados na materialidade de experiências de trabalho, práticas culturais e de outras alternativas referentes à produção da existência. Contribui para um projeto de educação do campo.
Palavras-chave: Movimento dos atingidos, Educação, Campo socioambiental, Práxis político-pedagógica.
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Atualizado em 15/07/2017